Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Mesa de diálogo aborda governança na gestão pública no primeiro dia da I Semana da Controladoria
Discussões trataram de temas como eficiência e integridade na administração estadual
A mesa de diálogo “Governança na gestão pública” encerrou o primeiro dia de atividades da I Semana da Controladoria: promovendo a governança, na tarde de ontem, 14. O evento online continua até a próxima sexta-feira, 17, com transmissão pelo canal da CGE Tocantins no Youtube – https://bit.ly/3laixta
O secretário-chefe da CGE-TO, Senivan Almeida de Arruda, moderador da mesa, na abertura do evento, citou o exemplo da Controladoria como um órgão que tem se pautado por fundamentos da governança. “Desde o início da gestão, temos buscado trabalhar no sentido do diálogo e do viés educativo, colaborando para que o governo alcance resultados positivos, gastando menos recursos. Hoje não somos mais vistos apenas como órgão punitivo, mas também de auxílio técnico para as ações governamentais”, frisou.
O expositor Rolf Vidal, secretário-chefe da Casa Civil do Estado do Tocantins, relembrou na sua apresentação a importância durante sua apresentação, as medidas assinadas na solenidade de abertura pelo governador Mauro Carlesse. “São importantes instrumentos de governança, fortalecendo a cidadania ativa e o alcance da satisfação do usuário do serviço público. Todo mecanismo que possa dar mais eficiência à máquina pública é extremamente relevante”, reforçou, sobre a regulamentação de diárias, implantação do sistema de ouvidoria e reformulação do Portal da Transparência.
O gestor também ressaltou a trajetória da atual gestão do Estado no fortalecimento da governança através de diversas ações. “Embora o amadurecimento normativo esteja acontecendo agora, a gestão tem trabalhado dentro de alguns princípios da governança. Como exemplo disso, podemos citar ações como o Programa Tocando em Frente, de fortalecimento da economia e geração de emprego e renda; a reforma e reestruturação administrativa do Executivo Estadual, a redução do gasto público; o equilíbrio da despesa com pessoal e custeio; o acompanhamento de obras que estavam paralisadas; dentre outras medidas”, enumerou.
Governança e direitos dos cidadãos
O palestrante Júlio Edstron, do Ministério Público de Contas do Tocantins, relacionou o conceito de governança ao atendimento de direitos essenciais dos cidadãos.
“A governança pode ser entendida como a capacidade que os governos têm de avaliar, direcionar e monitorar a gestão das políticas e serviços públicos para atender de forma efetiva as necessidades e demandas da população. Dessa forma, a administração pública se torna agente de transformação social, otimizando e aumentando a confiabilidade de seus processos e estabelecendo padrões de transparência” evidenciou.
Integridade
A integridade também foi outro assunto abordado nessa mesa, tendo como expositor o controlador-geral da Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais, Rodrigo Fontenelle. Em sua apresentação, o gestor discorreu sobre as implicações da corrupção para destacar a relevância da integridade na gestão pública.
“A integridade pública refere-se ao alinhamento consistente e à adesão de valores, princípios e normas éticas comuns para sustentar e priorizar o interesse público sobre os interesses privados no setor público. Esta é uma questão que está além da legalidade e do estabelecimento de normas. Tem a ver com a mudança de cultura organizacional”, enfatizou.
Fontenelle também apresentou a experiência do seu Estado através do Plano Mineiro de Promoção da Integridade, que tem como eixos norteadores o comprometimento da alta administração, a ação do conselho de ética pública, a transparência pública e controle social; o plano de prevenção de ilícitos administrativos; o planejamento estratégico e gestão de riscos; a elaboração de guias de integridade pública, dentre outros.
Evento
A I Semana da Controladoria: promovendo a governança, é uma iniciativa do Governo do Tocantins, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE-TO), e segue até a próxima sexta-feira, 17, com transmissão ao vivo pelo canal da CGE-TO no YouTube.
São parceiros do evento, a Escola de Gestão Fazendária (Egefaz); a Secretaria da Fazenda (Sefaz) e a Secretaria da Comunicação (Secom). A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), também é apoiadora da iniciativa.
Fonte:
CGE-TO