Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Mato Grosso sediará encontro regional do Projeto Caravanas das Ouvidorias
Mato Grosso sediará, nos dias 24 e 25 de julho, o encontro regional do Projeto Caravanas das Ouvidorias: Rumo ao Sistema Participativo, iniciativa da Ouvidoria Geral da União em parceria com a Secretaria Geral da Presidência da República e com o apoio do Departamento de Ouvidoria-Geral do Sistema Único de Saúde.
Será o primeiro dos cinco eventos regionais a serem realizados em 2013. A coordenação técnica está a cargo da Auditoria Geral do Estado de Mato Grosso (AGE-MT), por meio da Secretaria Adjunta da Ouvidoria Geral.
O projeto tem como objetivo geral disseminar informações com foco na atuação sistêmica e trocar experiências sobre a realidade regional das ouvidorias públicas brasileiras, conselhos e outros institutos de participação social.
Entre os objetivos específicos estão: discussão e articulação com vistas à criação de um Sistema Federal de Ouvidorias; apresentação de proposta de ampliação do Sistema Nacional de Participação Social na gestão pública e qualificação profissional que favoreça o fortalecimento do trabalho no âmbito das ouvidorias públicas brasileiras. A ação se destina aos ouvidores e funcionários de ouvidorias públicas, movimentos e organizações da sociedade civil.
A secretária-adjunta da Ouvidoria Geral de Mato Grosso, Edilene Lima Gomes de Almeida, explica que o envolvimento do cidadão com as ações do Estado cumpre importante papel de apoio aos gestores no atendimento às demandas da sociedade e na melhoria dos serviços públicos.
A Ouvidoria é o canal que aproxima a administração pública da população, ao receber as manifestações do cidadão, encaminhar as demandas sociais para providências dos setores competentes, dar resposta ao cidadão e produzir relatórios gerenciais.
“As manifestações recebidas pelas ouvidorias podem respaldar o trabalho de instituições no controle social da gestão pública. Entretanto, para isso, é preciso criar e/ou aperfeiçoar os espaços participativos, bem como proporcionar condições que fortaleçam esses movimentos e qualifiquem sua atuação. Além disso, o compartilhamento de experiências com as ouvidorias pode aprimorar processos que contribuam para a melhoria dos serviços públicos”, argumenta a adjunta
A programação, o período de inscrições e outros detalhes sobre o encontro estão sendo definidos.
————————————————
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação CONACI: Aline Cesconetto – Contato
Texto e foto: Ligiani Silveira – Assessora de Comunicação da AGE-MT
E-mail: ligianiaraujo@auditoria.mt.gov.br
Telefone: (65) 3613-4017/9664-5208
Site: www.auditoria.mt.gov.br