Mato Grosso, 31 de maio de 2013

Mato Grosso sediará encontro regional do Projeto Caravanas das Ouvidorias

Mato Grosso sediará encontro regional do Projeto Caravanas das OuvidoriasMato Grosso sediará, nos dias 24 e 25 de julho, o encontro regional do Projeto Caravanas das Ouvidorias: Rumo ao Sistema Participativo, iniciativa da Ouvidoria Geral da União em parceria com a Secretaria Geral da Presidência da República e com o apoio do Departamento de Ouvidoria-Geral do Sistema Único de Saúde.

Será o primeiro dos cinco eventos regionais a serem realizados em 2013. A coordenação técnica está a cargo da Auditoria Geral do Estado de Mato Grosso (AGE-MT), por meio da Secretaria Adjunta da Ouvidoria Geral.

O projeto tem como objetivo geral disseminar informações com foco na atuação sistêmica e trocar experiências sobre a realidade regional das ouvidorias públicas brasileiras, conselhos e outros institutos de participação social.

Entre os objetivos específicos estão: discussão e articulação com vistas à criação de um Sistema Federal de Ouvidorias; apresentação de proposta de ampliação do Sistema Nacional de Participação Social na gestão pública e qualificação profissional que favoreça o fortalecimento do trabalho no âmbito das ouvidorias públicas brasileiras. A ação se destina aos ouvidores e funcionários de ouvidorias públicas, movimentos e organizações da sociedade civil.

A secretária-adjunta da Ouvidoria Geral de Mato Grosso, Edilene Lima Gomes de Almeida, explica que o envolvimento do cidadão com as ações do Estado cumpre importante papel de apoio aos gestores no atendimento às demandas da sociedade e na melhoria dos serviços públicos.

A Ouvidoria é o canal que aproxima a administração pública da população, ao receber as manifestações do cidadão, encaminhar as demandas sociais para providências dos setores competentes, dar resposta ao cidadão e produzir relatórios gerenciais.

“As manifestações recebidas pelas ouvidorias podem respaldar o trabalho de instituições no controle social da gestão pública. Entretanto, para isso, é preciso criar e/ou aperfeiçoar os espaços participativos, bem como proporcionar condições que fortaleçam esses movimentos e qualifiquem sua atuação. Além disso, o compartilhamento de experiências com as ouvidorias pode aprimorar processos que contribuam para a melhoria dos serviços públicos”, argumenta a adjunta

A programação, o período de inscrições e outros detalhes sobre o encontro estão sendo definidos.

————————————————

Informações para a imprensa:

Assessoria de Comunicação CONACI:  Aline Cesconetto  –  Contato

Texto e foto: Ligiani Silveira – Assessora de Comunicação da AGE-MT

E-mail: ligianiaraujo@auditoria.mt.gov.br

Telefone: (65) 3613-4017/9664-5208

Site: www.auditoria.mt.gov.br

Produção: Tríade Comunicação | (27) 3225-0099

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.