Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Maranhão: Governo lança projeto que estimula a participação de estudantes em ações de escuta cidadã
O governo do Maranhão, por meio das Secretarias de Estado de Transparência e Controle (STC) e da Educação (SEDUC) lançou, na manhã do dia 20 de fevereiro, o Projeto Jovem Ouvidor, que tem como objetivo estimular a participação de alunos do ensino médio em ações de escuta cidadã, bem como o fortalecimento do protagonismo estudantil nas escolas da rede pública estadual.
O evento de lançamento, que aconteceu no Centro de Ensino Benedito Leite (Escola Modelo), contou com a presença do ouvidor-geral da União, Gilberto Waller Júnior, do secretário da Transparência e Controle, Rodrigo Lago, da superintendente do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU/MA), Leylane Maria da Silva, além do ouvidor-geral do Estado, Marcos Caminha, do secretário adjunto de Projetos Especiais da SEDUC, Ismael Cardoso, e da ouvidora da Educação, Samira Simas.
Para o ouvidor-geral da União, Gilberto Waller Júnior, o lançamento de projetos como o Jovem Ouvidor é motivo de orgulho e exemplo para todo o país. Segundo Gilberto Waller, quando se fala com jovens sobre participação e controle social como uma instância de modificação do país, se tem a garantia de que no futuro o país será melhor, com serviços públicos de qualidade e que melhoram, também, a sua qualidade de vida.
“Parabéns ao Governo do Estado por esse projeto. É fundamental conscientizar e empoderar o jovem para que ele saiba do seu valor, do valor da sua participação no controle social e na busca por uma melhor qualidade de serviço. Capacitando e dando poder a esse jovem, garante-se uma continuidade e uma melhoria na qualidade dos serviços do nosso país por vários ângulos. Somente com a participação social, conseguimos melhorar a aplicação dos recursos públicos”, disse Gilberto Waller Junior.
O Projeto Jovem Ouvidor é uma iniciativa da Ouvidoria da SEDUC, tendo como parceiros a Ouvidoria-Geral do Estado (OGE/STC) e as Unidades Regionais de Educação (UREs). O trabalho é um desdobramento do projeto “Conversando com a Escola” e visa estreitar a relação da comunidade escolar com a gestão da Secretaria de Educação, levando os serviços da Ouvidoria da SEDUC para dentro das escolas, promovendo, dessa forma, a construção de uma escola democrática, bem como o fortalecimento e melhoria da qualidade da educação.
Em seu discurso, o secretário adjunto de Projetos Especiais da SEDUC, Ismael Cardoso, ressaltou que o “Jovem Ouvidor” é uma iniciativa muito importante, sendo mais uma das diversas iniciativas que o Governo tem realizado para colocar o jovem no centro das decisões da escola, não só como estudante que ouve, mas que também pode falar, e pode influenciar nos rumos da escola.
“Acreditamos que uma escola de qualidade deve ser democrática e, para ser democrática, ela precisa ouvir as demandas dos estudantes. Então o jovem ouvidor vai de encontro a esse sentimento nosso de colocar o estudante no centro das decisões da escola”, disse Ismael Cardoso.
Para o secretário da Transparência e Controle, Rodrigo Lago, o projeto é mais um instrumento de consolidação da política da Ouvidoria do Estado, pois há, realmente, um canal aberto de diálogo entre a alta administração do estado e a comunidade escolar por meio dos estudantes.
“O Jovem Ouvidor formará estudantes para servir como ouvidores, coletando demandas dentro da ouvidoria e levando-as diretamente para o Estado. Essa é uma ampliação do serviço que começou desde 2015 com a massificação das informações no portal da transparência, a eleição do gestor escolar feita diretamente pela comunidade e também com o projeto Conversando com a Escola, diretamente dialogando com a comunidade de cada escola do estado do Maranhão. Então, é uma gama de projetos que realmente garante uma concretização da gestão democrática escolar”, reforçou Rodrigo Lago.
A Ouvidora da SEDUC, Samira Simas, explica que o Jovem Ouvidor visa, principalmente, dar celeridade às solicitações feitas pela comunidade escolar à administração do Estado e, assim, melhorar o funcionamento das unidades escolares. A priori, o projeto será desenvolvido em 40 escolas da capital e as solicitações dos estudantes poderão ser feitas via sistema e-OUV, que pode ser acessado através do aplicativo Minha EscolaApp, espaço em que os jovens podem incluir demandas como reclamações e sugestões sobre a escola a qual representam.
“O Jovem Ouvidor é um projeto pensado para levar os serviços de Ouvidoria para dentro das escolas, e assim, ampliar mais ainda o estreitamento da comunicação e levar a cultura da Ouvidoria para dentro das escolas. Com o auxílio dos Jovens Ouvidores essas demandas vão chegar com muito mais celeridade aos nossos gestores e secretários, para buscar a solução dos problemas e assim, melhorar a gestão das escolas”, finalizou Samira Simas.
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação da STC-MA
E-mail: anna.carolina@stc.ma.gov.br; agenorbarbosajr@gmail.com
Telefone: (98) 2108-6314
Site: www.stc.ma.gov.br
Mais informações sobre o Conaci:
Ane Ramaldes
Assessora de Comunicação
E-mail: comunicacao@conaci.org.br
Telefone: (21) 97500-4402