Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Governo do Tocantins realiza curso sobre Programa de Integridade e Gestão de Risco
Participam do curso, membros do Comitê de Governança, Integridade e Risco (CGIR) da CGE-TO, e do Conselho de Governança Pública do Estado (CGov-TO)
O Governo do Tocantins, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE-TO), realiza dos dias 11 a 13 de maio o curso “Programa de Integridade e Gestão de Risco: práticas e experiências da CGE Goiás”. Nos três dias, a capacitação acontece nos horários das 8h às 12h e das 14 às 18h, no auditório do órgão, voltada aos membros do Comitê de Governança, Integridade e Risco (CGIR) da CGE-TO, e aos do Conselho de Governança Pública do Estado (CGov-TO).
O objetivo é capacitar os servidores e as servidoras nos modelos, práticas e experiências exitosas do Estado de Goiás para a Implantação do Programa de Compliance Público no Poder Executivo do Estado do Tocantins.
A ação faz parte das atribuições da CGE Tocantins dentro da Política de Governança Pública da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo Estadual, conforme normatizado pelo Decreto Estadual nº 6.395/22.
De acordo com o secretário-chefe da CGE-TO, Senivan Almeida de Arruda, as orientações advindas do treinamento com a CGE Goiás trarão o aporte necessário para o desempenho da função de coordenar designada à Controladoria. “O decreto do governador Wanderlei Barbosa determina que é competência da CGE Tocantins a coordenação dos processos de gestão de risco em âmbito estadual e da implantação dos programas de integridade. Estamos certos de que a experiência de Goiás nesse campo fortalecerá a política de governança no Tocantins”, enfatizou.
O curso terá como instrutores, o gerente de Compliance da CGE-GO, Adriano Abreu de Castro; o assessor de Harmonização e Gestão Estratégica da CGE-GO, Antônio Fábio Jubé Ribeiro; e a assessora de Controle Interno da Secretaria da Saúde do Estado de Goiás, Alessandra Scartezini.
Conselho
O decreto estabeleceu a criação do Conselho de Governança Pública (CGov), com a finalidade de assessorar o governador na condução da política e na formulação de diretrizes para ações. O CGov é composto pelos titulares das seguintes pastas: Casa Civil; Controladoria – Geral do Estado (CGE-TO); CGE-TO; Procuradoria-Geral do Estado (PGE); Universidade Estadual do Tocantins (Unitins); e as secretarias de Estado da Fazenda (Sefaz); do Planejamento e Orçamento (Seplan); e da Administração (Secad).
A principal atribuição do CGov é auxiliar os órgãos e as entidades do Poder Executivo Estadual no aperfeiçoamento de políticas e nos procedimentos de prevenção à corrupção e promoção da integridade.
Fonte:
DRT 590/TO