Goiás: Sistema de Ouvidoria do governo registra mais de 45 mil atendimentos em 2013

O Sistema de Gestão de Ouvidoria do Governo de Goiás registrou 45.281 atendimentos à população em 2013, conforme relatório elaborado pela Superintendência de Ouvidoria da Controladoria Geral do Estado. A média no período fechou em 3.773 manifestações por mês, quase seis vezes mais que a média verificada em 2012, que foi de 671 atendimentos por mês. As demandas da população são classificadas em reclamações, denúncias, pedidos de informação, requerimentos de dados com base na Lei de Acesso à Informação, sugestões e elogios.

O relatório do Sistema de Gestão de Ouvidoria indica que 75% dos atendimentos à população (um total de 33.776 demandas) foram prontamente atendidos pelo call Center da Ouvidoria Geral (telefone 0800 621513). As manifestações restantes (11.505) se transformaram em processos no Sistema, sendo que os números dos protocolos foram fornecidos aos cidadãos para acompanhamento e obtenção de resposta. Desse total, 10.144 processos foram concluídos até 31 de dezembro de 2013 e o restante (1.361) estava em andamento para solução agora em 2014.

Na estratificação dos dados de 2013, constatou-se número considerável de reclamações e de denúncias no Sistema de Ouvidoria Geral. Foram 5.944 reclamações (das quais 5.141 finalizadas no decorrer do ano), e 2.804 denúncias (das quais 2.462 também solucionadas até 31 de dezembro).

Ao longo do ano foi realizada também uma pesquisa para aferir o grau de satisfação dos usuários com o sistema. Do total de usuários ouvidos, 67% manifestaram-se satisfeitos e/ou muito satisfeitos com a qualidade do serviço prestado pelas Ouvidorias; 71% declararam-se satisfeitos e/ou muito satisfeitos com a qualidade do atendimento e 71% mostraram-se satisfeitos e/ou muito satisfeitos com o tempo de espera para recebimento das respostas às suas manifestações.

Acesso à informação

No que tange especificamente aos requerimentos apresentados com base na Lei de Acesso à Informação, em 2013 o Sistema de Gestão de Ouvidoria recebeu 906 pedidos. Desse total, 857 requerimentos foram respondidos até 31 de dezembro, com prazo médio de 15 dias para oferta das respostas, quando a LAI estabelece prazo de até 30 dias. O restante (49 pedidos) estava em andamento em 31 de dezembro. Nos requerimentos de dados com base na LAI, os temas mais demandados foram referentes a servidores públicos, contratos e convênios, dados sobre ações e programas da Saúde e da Educação, transporte/trânsito e obras de infraestrutura. Os órgãos que receberam mais pedidos foram Ipasgo, Segplan, UEG, Seduc, Agetop, Saneago e Junta Comercial.

Os cidadãos interessados dispõem de vários canais para dialogar com o governo do Estado. Além do telefone 0800 621513, as manifestações podem ocorrer também pelo e-mail ouvidoria@cge.go.gov.br, no site www.cge.go.gov.br, por meio de carta, através de aplicativo para smartphone “vapt vupt virtual”, de forma presencial em todas as unidades do Vapt Vupt em Goiânia e no interior e também presencialmente nas edições do Governo Junto de Você.

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Texto: Paulo Luis Lício

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