Goiás: Sistema de Gestão de Ouvidoria registra quase 50 mil atendimentos em 2014

De janeiro a agosto deste ano, o Sistema de Gestão de Ouvidoria da Controladoria Geral do Estado registrou 49.383 atendimentos, uma média de 6.173 demandas por mês. Considerando-se apenas o mês de agosto foram contabilizados 5.749 atendimentos, dos quais 5.268 já finalizados, o que significa índice de 92% do total. A maior parte das manifestações da população (3.607 em agosto) são feitas por meio dos telefones gratuitos 164 e 0800 621513. São pedidos de informações, elogios, sugestões, críticas e denúncias. Vale ressaltar que somente para a empresa Saneago foram registradas 3.253 manifestações no mês passado.

Quanto aos requerimentos de dados com base na Lei de Acesso à Informação, foram protocolados 143 processos em agosto, dos quais 93 já respondidos e finalizados e 50 estão em andamento, com observância dos prazos para oferta de respostas conforme preconiza a própria LAI. Os assuntos mais frequentes nos pedidos de informação são referentes a serviços para o servidor público, trânsito, dados de outras esferas de poder, bem público/serviço público, receita estadual e educação. Os órgãos do Estado mais demandados com base na LAI em agosto foram Ipsgo, Detran, Segplan, Sefaz, Controladoria Geraldo do Estado e Agetop.

Todos os cidadãos podem falar com o Governo Estadual por meio da Ouvidoria Geral, que oferece ao interessado diversos canais de acesso. São eles os telefones 162 e 0800 621513; e-mail ouvidoria@cge.go.gov.br; no site da Controladoria www.cge.go.gov.br e nos portais dos órgãos/entidades do Governo Estadual que disponibilizam o link da Ouvidoria. Também pode fazê-lo nas ouvidorias setoriais das unidades administrativas do Governo; por meio de carta; pelo aplicativo para smartphone Vapt Vupt Virtual e pessoalmente em todas as unidades do Vapt Vupt em Goiânia e no interior.

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Texto: Paulo Luis Lício

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