Goiás: Sistema de Gestão de Ouvidoria registra 3.021 manifestações em setembro

Relatório mensal do Sistema de Gestão de Ouvidoria da Controladoria Geral do Estado aponta o registro de 3.021 manifestações da população no mês de setembro, dos quais 2.349 já finalizadas e outras 672 estão em andamento. Como nos meses anteriores, o número de requerimentos de dados com base na Lei de Acesso à Informação (LAI) tem avançando, chegando a 356 registros em setembro contra 346 pedidos em agosto. Este ano, até o mês de setembro, o sistema já contabilizou 2.242 pedidos de dados com base na Lei de Acesso.

Do total de manifestações em setembro, 1.738 se transformaram em processos registrados no Sistema de Gestão de Ouvidoria. As demais tiveram respostas imediatas por meio telefônico. Os temas predominantes são reclamações, denúncias e pedidos de dados com base na LAI. De janeiro a setembro deste ano, a Ouvidoria já registrou 31.079 manifestações da população, uma média mensal de 3.453 demandas, distribuídas em reclamações, denúncias. Sugestões, pedidos gerais de informações e requerimentos de dados com base na LAI.

Demandas

O levantamento da Ouvidoria mostra ainda que, em setembro, os órgãos mais demandados pela população foram Ipasgo, Secretaria de Gestão e Planejamento, Detran, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima). Os temas mais recorrentes foram relacionados a assuntos de servidor público (plano de saúde e empréstimos consignados); trânsito (expedição de documentos, multas e habilitação de motoristas) e bem público/serviço público (processos/procedimentos demorados, falhas no atendimento, falta de estrutura física).

A Ouvidoria realiza pesquisa para identificar o grau de satisfação dos usuários com o sistema. No questionamento ‘qual o grau de satisfação com a qualidade do serviços prestados’, 71% responderam estar satisfeitos e muito satisfeitos. Na pergunta ‘qual o grau de satisfação com a cortesia e preparo do atendente’, 78% disseram estar satisfeitos e muito satisfeitos. Já na pergunta ‘qual o grau de satisfação com o tempo levado para responder a manifestação’, 68% responderam que estão satisfeitos e muito satisfeitos.

Todos os cidadãos podem falar com o governo do Estado. Os canais disponíveis são: Serviço de Atendimento ao Usuário, disponível em todas as unidades do Vapt Vupt em Goiânia e no interior; pelos telefones 162 e 0800 621513; site da Controladoria www.cge.go.gov.br; e-mail ouvidoria@cge.go.gov.br; os portais dos órgãos/entidades do Governo Estadual que disponibilizam o link da Ouvidoria; por meio de carta; pelo aplicativo para smartphone Vapt Vupt Virtual e também na Ouvidoria Digital, baixando o Aplicativo (APP) no Google Play – Android, digitando CGEGO.

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