Goiás: Portal da Transparência registra 109 mil acessos de janeiro a julho

De 1º de janeiro a 20 de julho deste ano, o Portal da Transparência do Governo de Goiás – Goiás Transparente – foi acessado por 109.164 usuários. Desse total, 67.296 são novos usuários e os demais são pessoas que retornaram às páginas do site para realizar pesquisas e obter os dados governamentais de seu interesse. Também no período avaliado, os usuários acessaram 183.558 páginas do portal.

 Um dado relevante é o aumento do número de usuários que acessam o Portal pelo celular. Do universo total, 11,86% utilizaram aparelhos móveis, percentual que era bem menos expressivo nos anos anteriores. A predominância dos acessos ainda é por computador (86,44% do total) e uma pequena parcela (1,7%), por tablets. Como nos períodos anteriores, os temas mais demandados são referentes ao item Pessoal (busca por informações sobre salários pagos); notícias; dados abertos; Conselho de Transparência e legislação, receitas e gastos governamentais.

O Portal da Transparência (www.transparencia.go.gov.br) é uma das principais ferramentas de transparência dos atos do poder público estadual. Disponibiliza dados sobre receitas, gastos, convênios, pagamentos realizados, relatórios e prestações de contas, execução orçamentária e financeira, informações sobre servidores, etc. Também existem links para informações georrefenciadas sobre as obras executadas pela Agetop, com cenários das licitações e de obras. E ainda dados relativos às Organizações Sociais que administram hospitais públicos do Estado.

Melhorias                                               

No primeiro semestre deste ano, a Controladoria Geral do Estado promoveu uma série de modificações no site, por meio da incorporação de novas funcionalidades na busca por dados relativos às compras governamentais, com utilização de ferramentas de Business Inteligente (BI). Com as mudanças introduzidas, o cidadão tem acesso a todas as informações sobre as licitações em andamento e daquelas já concluídas no período histórico de 2008 até agora, realizadas pelos órgãos da administração estadual. Além de textos informativos, o interessado poderá visualizar gráficos e tabelas. Os relatórios gerados em sua maior parte são compatíveis com o navegador Mozilla Firefox. Em breve, serão liberados com utilização de outros navegadores.

Outras novidades foram introduzidas nas seções de Orçamento e Planejamento e Empenhos e Pagamentos. No primeiro caso, as informações foram atualizadas e ampliadas, abrangendo dados da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), Lei Orçamentária Anual (LOA), Orçamento Geral do Estado de 2014 e exercícios anteriores, Plano Plurianual (PPA) e Acompanhamento dos Programas e Ações do PPA. Já na seção de Empenhos e Pagamentos, o usuário pode obter informações a partir de pesquisa por nome da empresa fornecedora de produtos e serviços ou ainda digitando o CNPJ. Isso significa melhorias na navegabilidade e mais eficiência na usabilidade do portal.

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