Goiás: Órgãos do governo já implementam metodologia de mapeamento de risco de corrupção

Concluídas as etapas de treinamento de servidores, diversos órgãos do Governo de Goiás já estão implementando a metolodogia de mapeamento de risco de corrupção em processos governamentais. Todo o conteúdo de capacitação foi repassado por técnicos da Controladoria Geral do Estado que também fazem o acompanhamento dos trabalhos realizados pelas equipes nos diversos órgãos/entidades do Governo Estadual.

O secretário-chefe da Controladoria Geral do Estado de Goiás, Adauto Barbosa Júnior, explica que a medida tem caráter estritamente preventivo e representa mais uma ferramenta na ampliação da transparência pública e combate à corrupção no âmbito do poder público estadual. O mapeamento é regulamentado pelo Decreto nº 7.905, de 11 de junho de 2013, e o objetivo é detectar, eliminar e/ou reduzir quaisquer situações que ensejem atos de corrupção nos procedimentos governamentais.

Para realizar o mapeamento de risco, as unidades administrativas vêm criando colegiados responsáveis pelo acompanhamento e apoio à implementação e realização dos trabalhos. Nessa ação, os técnicos da CGE também ajudam na seleção dos procedimentos a serem mapeados e na elaboração de planos de ação para execução do mapeamento. A atividade é contínua e será acompanhada por relatórios a serem apresentados trimestralmente à CGE que fará as avaliações, verificando se os riscos diminuíram ou foram eliminados.

———————————————————-

Informações para a imprensa:

Tríade Comunicação

Telefone: (27) 3636-5354 / (27) 3225-0099

E-mail: comunicacao@conaci.org.br

Texto: Paulo Luis Lício

E-mail: paulo-ll@cge.go.gov.br

Telefone: (62) 3201-5372

Site: www.cge.go.gov.br