Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Fortalecimento do Controle Interno do país é tema de parceria entre CONACI e Banco Mundial
A parceria entre o Conselho Nacional de Controle Interno (CONACI) e o Banco Mundial, e os respectivos avanços provenientes dessa união, foram pauta de um encontro realizada na manhã de hoje (19), no escritório do Grupo Banco Mundial, em Brasília.
Na oportunidade, foram debatidos projetos como a continuação incentivada do programa IA-CM para todas as controladorias, dando continuidade aos seminários e a disseminação de conhecimentos da metodologia e visitas internacionais do CONACI a outros modelos.
Outro ponto de destaque entre os projetos apresentados pelo Presidente do Conselho é a iniciativa para a qualificação das áreas de Controle Interno dos municípios de médio e pequeno porte que chegam a mais de 5 mil entes municipais, uma vez que este avanço está sendo fomentado por meio de um Grupo de Trabalho específico e da parceria com entidades Nacionais que congregam a área municipal.
Participaram da reunião os três integrantes da diretoria do CONACI: Álvaro Fakredin, Presidente (CAGE/RS); Flávio Jucá, 1º Vice-Presidente (CGE/CE) e Leonardo de Araújo Ferraz, 2º Vice-Presidente (CTGM/BH); e os representantes do Banco Mundial: Eric Brintet, Líder de Gerenciamento Financeiro para a América Latina; Miguel Santiago Oliveira, Coordenador de Gerenciamento Financeiro e Suzana Amaral, Especialista em Gerenciamento Financeiro.
Para Leonardo de Araújo Ferraz, Controlador-Geral do Município de Belo Horizonte, o momento foi oportuno para expor as pautas do CONACI e traçar uma forma de o Banco Mundial contribuir para o fortalecimento do Controle Interno no país. “Este foi um pontapé inicial, nosso primeiro contato com o representante do Banco Mundial aqui no Brasil – Eric Brintet – e a sinalização foi positiva no sentido de que a gente possa realmente conseguir uma parceria virtuosa para que seja fortalecido cada vez mais o Controle Interno do país”, avaliou.
A expectativa do encontro realizado é dar continuidade a parceria entre as instituições nos próximos anos, em prol do desenvolvimento do controle dos governos, dando segmento ao suporte oferecido pelo Banco Mundial aos Órgãos de Controle Interno e ao CONACI, tanto no aspecto financeiro quanto no suporte técnico institucional.
Informações sobre o CONACI:
Xaene Pereira
Assessora de Comunicação
E-mail: comunicacao@conaci.org.br
Telefone: (51) 98195-1911