Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Evento da CGE discute modelo global adotado em Goiás que direciona ações do controle interno governamental
Painéis sobre Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM) apresentarão vantagens de as organizações públicas seguirem essa metodologia global, perspectivas e resultados no Brasil e no Governo de Goiás
A Controladoria-Geral do Estado (CGE) promove na terça-feira (14/09), às 9 horas, no canal do órgão no Youtube (youtube.com/categorias), um debate sobre o Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM), ferramenta estratégica mundial que identifica os fundamentos necessários para uma auditoria interna eficaz no setor público.
A abertura será feita pelo controlador-geral do Estado, Henrique Ziller, acompanhado da consultora do Banco Mundial, Susana Amaral; do presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), Leonardo Ferraz; e da conselheira do Instituto Internacional de Auditores (IIA), Tânia Mara Cordeiro.
O evento tem o objetivo de divulgar o IA-CM, metodologia do IIA para o desenvolvimento da auditoria interna, que é recomendada pelo banco Mundial e pelo Conaci para serem implantados nas controladorias do país. Também apresentará a experiência e os resultados da aplicação desse modelo no Governo de Goiás e em diversos estados brasileiros.
A CGE-GO implementou o IA-CM e desenvolve diversas ações com foco nesse modelo, tendo atendido em 2021 o total de 80% das atividades chaves (KPA) do nível 2 do IA-CM e de 53% das atividades do nível 3, de uma matriz que vai ao nível 5. Desde 2009, quando foi criado o IA-CM, nenhuma organização no mundo alcançou o nível máximo da matriz.
Programação
9h – 9h35
Abertura
Henrique Moraes Ziller – Secretário-chefe da Controladoria-Geral do Estado de Goiás
Susana Amaral – Consultora do Banco Mundial
Leonardo Ferraz – Presidente do Conselho Nacional de Controle Interno
Tânia Mara Cordeiro – Conselheira do Instituto dos Auditores Internos do Brasil (IIA)
9h35-9h45
Fala inicial e moderação – Liane Vasconcelos de Araújo Angoti (Auditora de Controle Interno da Controladoria-Geral do Distrito Federal – CGDF)
9h45-10h15
IA-CM: Modelo de Desenvolvimento para as Controladorias – Leonardo Ferraz (presidente do Conselho Nacional de Controle Interno – Conaci)
10h15-10h45
Por quê adotar o IA-CM? – Sérgio Filgueiras de Paula (coordenador-geral de Métodos, Capacitação e Qualidade da Controladoria-Geral da União – CGU)
10h45-11h15
Panorama do IA-CM na CGE-GO – Antônio Fábio Jubé Ribeiro (assessor de Harmonização e Gestão Estratégica da Controladoria-Geral do Estado de Goiás – CGE-GO)
11h15-11h30
Encerramento
Liane Vasconcelos de Araújo Angoti
Henrique Moraes Ziller
Fonte:
Comunicação Setorial
Controladoria-Geral do Estado de Goiás
F: 3201-5372