Estudantes de Gestão Pública da Unemat conhecem o funcionamento da CGE

Ligiani Silveira | CGE-MT
Acadêmicos da graduação em Gestão Pública da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) estiveram nesta quarta-feira (25.10) na Controladoria Geral do Estado (CGE-MT) para conhecer a estrutura organizacional, as competências, a forma de atuação e as rotinas do órgão central de controle interno do Governo de Mato Grosso. Eles foram recebidos pelo secretário-controlador geral do Estado, Paulo Farias, e pelas lideranças da CGE.

Os estudantes puderam compreender melhor as atividades de Ouvidoria, Transparência, Auditoria, Controle e Corregedoria desenvolvidas pela CGE e qual sua importância para a sociedade. Ao longo da visita, os acadêmicos tiveram a oportunidade de interagir com as lideranças da CGE para esclarecer dúvidas sobre a prática de gestão pública em Mato Grosso.

A professora responsável pelo grupo de estudantes, Vânia de Oliveira Silva, assessora de Representação Interinstitucional da Unemat, enfatizou a importância desse tipo de experiência prática para a formação dos futuros gestores públicos.

“Visitas como essa são fundamentais para que os alunos compreendam na prática o que estão estudando em sala de aula. Ter contato com profissionais da área e entender como as instituições estão estruturadas funcionam é essencial para sua formação, já que terão a significativa responsabilidade de gerenciar os recursos públicos com eficiência e transparência”, afirmou.

O secretário da CGE ressaltou a iniciativa da Unemat e o interesse dos acadêmicos em entender o funcionamento da CGE-MT. “Esta visita reflete o compromisso da Unemat em fornecer aos seus alunos uma formação completa e alinhada com a realidade do setor público. Compreender a estrutura e o funcionamento de órgãos como a CGE-MT é essencial para que os futuros gestores públicos possam contribuir de forma significativa para a melhoria da gestão e da qualidade dos serviços oferecidos à população de Mato Grosso”, disse Paulo Farias.

O secretário-adjunto Executivo e de Ações Estratégicas da CGE-MT, José Alves Pereira Filho, ressaltou aos estudantes a evolução do propósito da instituição ao longo de seus 44 anos de existência. Inicialmente focada na fiscalização da qualidade dos gastos públicos e na detecção de irregularidades, a CGE-MT passou a exercer um papel fundamental na melhoria dos serviços públicos ao prestar avaliação e consultoria  aos órgãos estaduais em relação às políticas públicas. “Resta claro para os referenciais internacionais de auditoria interna que essa atuação voltada à consultoria e avaliação agrega mais valor às organizações.”


Assessoria de Comunicação

Ligiani Silveira | Jornalista responsável
Angeilton Alencar | Publicitário

(65) 613-4017 | (65) 99982-0209