Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Estimular novas estratégias de controle na administração pública
O controle interno tem papel central na efetividade, eficiência e transparência dos serviços prestados pela administração pública. Com base nesta premissa, a Prefeitura de Fortaleza tem avançado na modernização de seus processos sempre na busca por resultados positivos na melhoria dos seus serviços públicos.
O esforço para ampliar o acesso à informação e tornar a gestão mais participativa foi reconhecido em estudos da USP como a capital mais transparente do país.
Para contrapor a visão de que o controle pode aprofundar a burocracia, a gestão contemporânea incentiva o uso da transformação digital, a inovação e o design de serviços propiciando uma maior agilidade e capacidade de resposta para os problemas da cidade e de sua população.
Iniciativas como a criação da Rede de Controle Interno e Ouvidoria, a formação da primeira turma de servidores em Mecanismos de Controle Interno, o projeto Juventude na Escuta e o projeto Juventude no Controle são exemplos concretos das iniciativas tomadas pela PMF para fortalecer o seu controle interno.
No intuito de incentivar os servidores públicos para implementação de soluções e disseminação de boas práticas foi lançado o Prêmio Fortaleza no Controle, com o objetivo de estimular o desenvolvimento de estratégias para a efetivação de uma cultura inovadora e de vanguarda na administração pública. Com seis categorias, direcionada para secretarias e órgãos municipais, a premiação contempla diversas áreas, desde a transparência, a ouvidoria, a avaliação dos serviços públicos até o aprimoramento de políticas e procedimentos para promoção da integridade e prevenção da corrupção.
A implementação de medidas e propostas impõem vários desafios e requer esforços contínuos. Diante disso, os resultados positivos que têm sido alcançados em Fortaleza, mostram que o investimento em medidas de controle interno tem sido fundamental para a integridade, a governança e a aplicação correta dos recursos públicos.
Para mais informações sobre o prêmio Fortaleza no Controle, acesse esse link. (https://antigo-transparencia.fortaleza.ce.gov.br/index.php/fortalezaNoControle)
Autora:
Secretária chefe da CGM, Christina Machado
christina.machado@cgm.fortaleza.ce.gov.br