Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Escola de Controle Interno encerra mais um ciclo de eventos
Na semana de 17 a 21 de junho, a Escola de Controle Interno da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (ECI/SCGE) promoveu duas palestras e um curso, capacitando cerca de 190 servidores de órgãos públicos de Pernambuco. A programação foi aberta na última segunda-feira, dia 17, com a palesta “Introdução ao BIM – Buiding Information Modeling”, no auditório da SCGE, no bairro do Espinheiro, no Recife.
A proposta foi atualizar os participantes quanto ao desenvolvimento tecnológico e a normatização de procedimentos, de ferramentas e de elementos de uso comum do BIM. O tema foi apresentado por Cleber Cavalcanti, presidente da Associação para o Desenvolvimento e Promoção do BIM no Estado de Pernambuco (ABIMPE).
Na sequência, o professor Max Andrade, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e membro da ABIMPE, falou sobre a introdução ao Building Information Modeling; e Lee Chong Castro, da Controladoria-Geral da União e do Comitê Estratégico BIM-BR, apresentou – de forma on line – as ações institucionais de implantação do BIM. Encerradas as explanações, o debate foi aberto aos participantes.
SUPRIMENTO – Também na segunda-feira, dia 17, a ECI deu início ao curso “Regime de Adiantamento”, com programação aplicável ao suprimento individual e institucional. As aulas desta primeira turma foram ministradas no Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe), bairro da Boa Vista, até o final da manhã desta sexta-feira, dia 21. O conteúdo teórico e práticofoi repassado por Jamerson Souza, da Coordenadoria de Orientação e Contas de Governo (COR/SCGE).
Direcionado especialmente para servidores públicos de órgãos e entidades executoras da administração direta e indireta do Poder Executivo Estadual, o curso se destinou a prover conhecimento sobre os procedimentos de execução e prestação de contas das despesas efetuadas por meio das seguintes modalidades: suprimento individual, institucional e repasse financeiro, pelos órgãos e entidades executoras da administração do Estado.
ENGENHARIA – Ainda na manhã desta sexta-feira, dia 21, no auditório da Controladoria, a ECI promoveu palestra sobre “Orientações para aprovação de projetos de engenharia”. Tema apresentado por Severino Virgílio, da SCGE, que atualmente está cedido para a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH).
O evento teve como objetivo apresentar o Caderno de Orientações para Aprovação de Projetos de Engenharia, uma importante ferramenta de controle desenvolvida pela SEDUH. A publicação visa estabelecer as diretrizes gerais para a elaboração e aprovação de projetos de engenharia no âmbito da SEDUH e de seus órgãos coligados. O caderno serve como orientação e consulta aos interessados em desenvolver projetos, elemento necessário à formatação de processos licitatórios de obras e serviços de engenharia.
Fonte:
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE)
E-mail: comunicacao.scge@cge.pe.gov.br
Fone: (81) 3183.0941 / 99849.0175