Divisão de Despesa Pública/CGM-POA inicia o aprimoramento do controle das despesas de telefonia fixa e móvel, cartório e correios

Em total consonância com os princípios da eficiência, da celeridade e da economicidade, bem como na busca contínua da desburocratização e da simplificação de procedimentos administrativos, a Divisão de Despesa Pública/CGM, vinculada à SMTC, com amparo na Ordem de Serviço nº 15/2022, iniciou no mês de março de 2023 o aprimoramento do controle das despesas oriundas das rubricas de telefonia fixa e móvel, cartório e correios, vinculando automatizações no Sistema de Despesa Orçamentária (SDO), desta forma as liquidações efetivadas pelo órgão/entidade serão remetidas diretamente para pagamento.

Assim, a verificação de não conformidade será realizada pela DDP/CGM (Unidade Central de Controle Interno) mediante o uso de procedimentos e técnicas de auditoria, com imediata orientação e/ou recomendação para que o órgão/entidade proceda à ação corretiva no prazo estipulado, se identificada inconsistência.

O projeto novo fluxo da execução da despesa, iniciado pela CGM/SMTC na gestão atual, a pedido do Senhor Prefeito Municipal, já automatizou as rubricas: energia elétrica, aluguel social, sentença judicial – creches e vagas na educação infantil. E tem previsão de abrangência para as rubricas veículos locados e serviços de tecnologia da informação para os meses de abril e maio de 2023.

O Controlador-Geral, Silvio Zago, relata que é estimado, ao fim do projeto, a redução de dois dias, em média, no fluxo do processo de pagamento das rubricas selecionadas, bem como uma economicidade prevista, pela simplificação de rotinas administrativas, de aproximadamente 1 milhão de reais ao ano para os cofres públicos municipais.

Fonte:

CGM – Porto Alegre