Consulta Pública para criação do 1º Plano de Governo Aberto de Goiás termina neste sábado (30)

O Governo de Goiás, por meio da Controladoria-Geral do Estado, iniciou no dia 4 de agosto uma consulta pública para ouvir a população sobre os seus anseios e o nível de conhecimento das políticas públicas. A partir das respostas, o objetivo é construir o primeiro Plano de Governo Aberto do Estado de Goiás para os próximos 4 anos.

No documento, que será formatado pelos membros do Fórum Goiano de Governo Aberto, estarão definidas as áreas prioritárias para tornar o governo mais aberto, a partir de princípios como transparência, participação cidadã, prestação de contas e inovação.

Desde o lançamento, a consulta pública recebeu mais de 40 mil respostas de pessoas de todos os 246 municípios goianos. Essa quantidade ativa de participação já é considerada um recorde nacional. Mas, levando em conta o número atual de habitantes do Estado, que já chega a 7 milhões, a expectativa é ampliar o número de respostas até o fechamento da consulta, que é 30 de setembro. Ou seja, neste sábado.

Quem tiver interesse em colaborar, basta acessar os formulários na página https://controladoria.go.gov.br/consulta-publica2023/. O preenchimento é rápido, com instruções de fácil compreensão e manuseio. Há ainda a possibilidade de desenvolver sugestões por extenso, caso o cidadão tenha necessidade.

APLICAÇÃO – O 1º Plano de Governo Aberto de Goiás resultará da consulta e demais ações do Fórum Goiano de Governo Aberto e será aplicado entre 2024 e 2027. Nele, constarão os compromissos do Estado para que o cidadão se torne ativo nas tomadas de decisões que afetam seu futuro, como serviços em Educação, Saúde, Infraestrutura, prestados pelo poder público. Por isso, a participação da população é essencial.

Sugestão de Pauta:

Assunto: Consulta Pública para criação do Plano de Governo Aberto termina no sábado

Data: 30 de setembro (sábado)

Como participar: https://controladoria.go.gov.br/consulta-publica2023/

Fonte:

Comunicação Setorial CGE – Governo de Goiás

F: 3201-5372