Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Conselho Nacional de Controle Interno entrega validação IA-CM durante 49ª RTC
Na última sexta-feira, 15, o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) promoveu o segundo dia da 49ª Reunião Técnica do Conaci (RTC), tendo a Secretária Municipal de Controle e Transparência de Vila Velha (Semcont) como anfitriã do evento. No município do Sudeste brasileiro, pautas necessárias foram discutidas em prol de melhorias para as áreas de Auditoria, Ouvidoria, Correição e Transparência nacional.
No primeiro momento, a Secretaria de Controle e Transparência do Espirito Santo (Secont-ES), a Auditoria-Geral do Estado da Bahia (AGE-BA), a Controladoria e Ouvidoria-Geral do Estado do Ceará (CGE-CE), e a Controladoria-Geral do Estado da Paraíba, (CGE-PB), foram agraciadas com a entrega de placas para simbolizar a recente validação do nível II do IA-CM. O Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM) para o setor público (Internal Audit Capability Model for the Public Sector) é um framework internacionalmente reconhecido que identifica os fundamentos necessários para uma auditoria interna efetiva, de modo a atender às necessidades da administração da organização e às expectativas profissionais da função. É um modelo universal baseado em práticas líderes que podem ser aplicadas globalmente. Ademais, se presta a ser uma ferramenta estratégica, uma estrutura para auto avaliação e avaliações externas e um roteiro para melhoria e desenvolvimento ordenados. O Conaci, por meio da Câmara Técnica do IA-CM, faz toda análise dos órgãos para validar as instituições.
Em seguida, experiências de controladorias foram apresentados na plenária e seus impactos positivos para o Controle Interno e sociedade. Além disso, a nova rodada de avaliação das entidades de controle de estados e capitais, o planejamento estratégico do órgão, deliberações internas administrativas, o novo estatuto da instituição e o planejamento das câmaras técnicas do foram debatidas e validadas de forma conjunta com os membros.
Este evento não seria possível sem os nossos parceiros: Software Tectrilha, Espírito Santo em Ação, Sistema OCB/ES e Associação Capixaba de Supermercados (ACAPS)