Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Conaci participa da segunda etapa do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção do TCU
O presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), Rodrigo Fontenelle, participou hoje, 19, do lançamento da segunda etapa do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU). O evento tem como objetivo levar aos participantes do programa as informações necessárias para implantação das práticas do Programa por meio da utilização do “Roteiro de Atuação”.
O Conaci apoia o PNPC e contribui para a disseminação do programa nos municípios, principalmente, por meio dos estados membros do órgão. “O PNPC está alinhado com as melhores práticas para se enfrentar a corrupção. A implementação do Programa para os municípios brasileiros é um desafio grande, mas o Conaci quer contribuir, para que possamos evoluir na pauta do Controle Interno no Brasil”, ponderou o presidente.
Sobre o PNPC
O PNPC tem o objetivo de contribuir para a redução dos níveis de fraude e corrupção no Brasil a patamares similares aos de países desenvolvidos. O programa conta com a participação ativa de mais de nove mil organizações públicas das três esferas e dos três poderes, o que representa quase 60% das organizações públicas de todo o país. Essas organizações fizeram o autodiagnóstico oferecido pelo sistema e-Prevenção e mapearam os riscos e as vulnerabilidades à ocorrência de fraude e corrupção, preparando as bases para implementação das melhores práticas de prevenção à corrupção.
O programa é executado pelas Redes de Controle dos Estados, com o patrocínio do TCU e da CGU e apoio da Atricon, da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), do Conaci e da Confederação Nacional de Municípios (CNM).
*Com informações do TCU