Conaci e Banco Mundial discutem modelos internacionais de controle interno em conferência

O Banco Mundial e o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) promovem, de hoje até sexta-feira (18 a 20/05), seminário para discutir os desafios e as oportunidades de melhoria que o Brasil enfrenta no âmbito do controle interno, especialmente nesse momento peculiar, quando se intensificam os debates nacionais de combate à corrupção e fortalecimento das instituições.

A conferência acontece em Brasília, Distrito Federal, e reúne membros de órgãos de controle interno governamental do Brasil, de entidades e do executivo federal e estadual com poder de decisão sobre as atividades necessárias a uma reestruturação do sistema de controle interno no Brasil, seja em âmbito municipal, seja em âmbito estadual e federal.

O foco está no compartilhamento de experiências internacionais de sucesso, por isso o evento conta com a presença de representantes de países como África do Sul, França, Bélgica e Áustria, que terão seus modelos apresentados, como explica o presidente em exercício do Conaci, Antônio César Cavalcante Lins, também controlador-geral do município do Rio de Janeiro.

“Este seminário tem uma importância singular, não apenas pelo momento por nós vivido, mas pela oportunidade de discutir com outros países seus modelos de controle interno, a maioria deles direcionados à gestão e com enfoque maior na macrofunção de auditoria”, ressalta.

A abertura do primeiro dia teve presença do novo ministro de Transparência, Fiscalização e Controle, Fabiano Silveira; do representante do Banco Mundial no Brasil, Martin Raiser; e do ex-ministro da CGU, Valdir Simão.

Parceria

A conferência, organizada pela equipe de gerenciamento financeiro do Banco Mundial, é financiada pelo South-South Experience e dá continuidade ao trabalho de parceria com o Conaci, iniciado em 2015, que gerou a formação de grupos de trabalhos e algumas iniciativas práticas, como a visita técnica à Croácia e Bulgária, realizada em fevereiro deste ano.

Durante a viagem, técnicos de controle interno conheceram o modelo europeu, entendendo como os países reformaram seus sistemas de controle e superaram os desafios, verificando a possibilidade replicar boas práticas no Brasil, para aumentar a eficiência do sistema atual.

Confira a programação completa aqui.

————————————————————–

Informações para a imprensa:

Tríade Comunicação

E-mail: comunicacao@conaci.org.br / triade@triadecomunicacao.com.br

Telefone: (27) 3225-0099