Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
CGM-Goiânia lança cartilha “Controle Social – Mecanismos para a Sociedade Exercer o Controle Cidadão”
A Controladoria-Geral do Município de Goiânia (CGM) lançou, na tarde de ontem (28/06), a cartilha “Controle Social – Mecanismos para a Sociedade Exercer o Controle Cidadão”, no Salão Nobre do Paço Municipal. O material, que detalha os principais meios de controles sociais da administração pública, será distribuído nos órgãos do município, e ficará disponível no site da Prefeitura de Goiânia.
Cruz destaca que o controle social aproxima o cidadão da gestão, “em um movimento de interação que culmina em políticas públicas de qualidade”. “A transparência é um princípio basilar da nossa administração, e um direito de todo cidadão”, defende o prefeito, ao reafirmar compromisso “em fazer uma gestão transparente”.
Segundo o controlador-geral do município de Goiânia (CGM), Gustavo Cruvinel, a cartilha foi editada pela Controladoria Geral do Município, a partir de documento criado pela Controladoria Geral do Estado de Minas Gerais (CGE-MG).
“O objetivo é que a população e os servidores tenham mais informações sobre como fiscalizar a aplicação do dinheiro público. Essa cartilha mostra a seriedade e o compromisso do prefeito Rogério Cruz com a transparência que norteia a administração”, destaca Gustavo Cruvinel.
Para o controlador-geral do Estado de Minas Gerais, Rodrigo Fontenelle de Araújo Miranda, a troca de conhecimento e experiências entre as procuradorias e com a Controladoria Geral da União aprimora o trabalho desenvolvido.
“Temos uma realidade bem distinta no país, temos controladorias mais robustas e outras dando passos iniciais. Por isso, é importante esse intercâmbio de experiências e documentos”, aponta Fontenelle, ao defender que o controle social é fundamental para auxiliar o controle interno, com um olhar mais amplo.
Segundo a CGM, a cartilha traz informações sobre as perspectivas de controle social, controles democráticos de governo, controle interno, controle social, a relação entre controle social e controle interno, a dinâmica do controle social, mecanismos de controle social, acesso à informação e transparência pública, transparência ativa, transparência passiva, dentre outras informações.
Confira a cartilha AQUI
Fonte:
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia