CGE Tocantins realiza segundo módulo de oficina sobre processo administrativo disciplinar

Esta etapa da capacitação, realizada por meio de plataforma digital, em dois dias, contemplou 41 servidores do Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE-TO), concluiu nesta quinta-feira, 10, o segundo módulo da oficina “Processo Administrativo Disciplinar à luz da Lei n.º 1.818/2007”.  A formação, realizada por meio de plataforma digital, contempla 41 servidores do Poder Executivo Estadual.

A ação é promovida pela Corregedoria-Geral do Estado, unidade administrativa da CGE-TO, e se propõe a atender órgãos que possuem corregedorias próprias no âmbito do Estado do Tocantins, e outros órgãos e entidades do poder executivo estadual. O objetivo é colaborar para o aprimoramento contínuo das atividades correcionais, evitando, dessa forma, a ocorrência de atos que venham a exigir reparações ou que possam resultar em vícios ao processo administrativo disciplinar, em virtude de impropriedades e falhas de procedimento.

Segundo Módulo

O segundo módulo teve início na quarta-feira, 9, e foi ministrado pelo presidente da Comissão de Processo Administrativo de Responsabilização (CPAR), Luciano Ribeiro Alves Filho.  Já nesta quinta-feira, a instrução foi mediada pelo presidente da III Comissão Permanente de Procedimentos Disciplinares e Sindicância, Henrique Aires Loureiro. Quanto à tutoria foi  realizada pela presidente da II Comissão Permanente de Procedimentos Disciplinares e Sindicância, Chirleide Carlos Gurgel.

Destacou-se nesse módulo sobre as várias etapas do PAD, da recepção e tratamento de denúncias ao julgamento e recursos. “Com essa oficina, visamos facilitar a tomada de decisão na instauração, condução e julgamento dos processos administrativos. A partir dos conhecimentos teóricos e práticos podemos contribuir com um melhor desempenho das atividades relativas à área disciplinar sobre a prevenção e a responsabilização funcional”, destacou o instrutor Loureiro.

Participação

A assessora de Controle Interno da Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (ATR), Marúzia Carvalho Maia, reforçou a colaboração que a oficina vai trazer para os procedimentos que precisa realizar no órgão. “Já participei de inúmeras comissões investigativas e fico impressionada como sempre temos algo a descobrir e assimilar para auxiliar a nossa atuação enquanto servidores públicos. Essa oficina vai agregar valor ao que executamos diariamente”, completou.

Oficina

O terceiro módulo da oficina acontece nos próximos dias 16 e 17, das 8h às 14h, também no modo on-line para a mesma turma em andamento.

A oficina foi aberta em dezembro, com aulas gravadas e conteúdo disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem da Unidade Certificadora do Estado do Tocantins (Unicet).

 

Fonte:

Assessoria de Comunicação
63 3218-2434 / 63 99958-7317
 
Valdenice Rodrigues
Jornalista
DRT 120/TO    
63 99294-6478 (WhatsApp e tel)
 
Gabriela Glória 
Jornalista
DRT 590/TO