CGE Tocantins promove 1º Encontro Estadual de Alinhamento do Sistema de Ouvidoria

O encontro aconteceu na última terça-feira, 24, no auditório do Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar em Palmas

O 1º Encontro Estadual de Ouvidorias aconteceu no auditório do Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar em Palmas

O Governo do Tocantins, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE-TO), realizou na última terça-feira, 24, o 1º Encontro Estadual de Alinhamento do Sistema de Ouvidoria.

Organizado pela Ouvidoria-Geral do Estado (OGE), o encontro reuniu representantes de ouvidorias setoriais das secretarias e órgãos que compõem a rede. A intenção foi alinhar procedimentos e estratégias para atender o cidadão de forma padronizada e com excelência, além de dirimir as dúvidas e proporcionar a troca de experiências entre os setores.

A ouvidora-geral do Estado, Larissa Peigo Duzzioni, abriu a programação destacando a importância do encontro. “A ouvidoria é um instrumento que nos permite acolher o cidadão e devolver a ele essa dignidade de ser cidadão, e da consciência que ele tem de que ele pode e deve participar da administração pública, esse é o nosso dever”, ressaltou.

Ela explicou ainda que a realização do encontro é um resultado da troca de experiências obtidas nas visitas técnicas realizadas pela Ouvidoria-geral em cada uma das 44 ouvidorias setoriais ao longo dos meses de setembro e outubro deste ano.

“O conteúdo desse encontro se faz necessário para que as setoriais tenham um padrão de excelência no atendimento ao cidadão, e isso demonstra a importância do que o estado do Tocantins dá para a participação do cidadão na gestão pública e também na própria acepção que a legislação faz do cidadão de ser um partícipe das decisões governamentais”, finalizou a ouvidora-geral.

A explanação sobre o histórico, atuação, ferramentas e recursos disponíveis para o aprimoramento das ouvidorias foi feita pela superintendente da Controladoria Regional da União no Estado de Tocantins (CGU-TO), Isa Mary de Carvalho Lima.

“Esse alinhamento é importante, pois a Ouvidoria-geral é um órgão centralizado, mas que tem que atuar também como um órgão supervisor das demais ouvidorias. E cada ouvidoria vai tratar especificamente da sua atividade-fim, por exemplo, a ouvidoria na Secretaria Estadual de Saúde vai tratar das ações de saúde, da educação, nas ações de educação, e tudo isso com um prazo a ser cumprido, e a ouvidoria-geral tem que acompanhar, para saber se essas ouvidorias estão atuando, estão cumprindo com sua missão devidamente”, pontuou Isa Mary, sobre o encontro.

O gerente de Articulação e Gestão de Ouvidorias, Arthur Pereira de Oliveira Castro, reforçou a atuação como servidores públicos, que é a prestação de serviços públicos – para toda sociedade em geral. “As Ouvidorias desempenham um papel crucial na promoção da transparência, na garantia dos direitos e deveres dos cidadãos e na melhoria dos serviços prestados por organizações governamentais e não governamentais”, ratificou.

Ainda durante o encontro, o psicólogo da Junta Médica do Estado e coordenador do Programa Ampare, Flávio Alexandre Mendes Barros, apresentou o programa direcionado aos agentes públicos, que visa promover a conscientização e prevenção do assédio e discriminação no ambiente de trabalho.

O psicólogo compartilhou com os ouvidores, maneiras de como melhor escutar alguém na hora de receber as demandas, “Às vezes o olhar humanizado e a escuta humanizada, ela é deixada de lado e a gente pensa que isso é só uma questão de exagero, de cuidado, mas não, isso permite, de você ter essas informações que às vezes se a pessoa não se sentisse acolhida e escutada, às vezes ela não iria se abrir, facilita até o trabalho”, afirmou Flávio.

Colaboraram com o encontro, o supervisor de análise e controle, Rafael Lozado Moreira do Carmo, a gerente de transparência e controle social, Adriele Pessoa Motta, e os assessores da ouvidoria-geral, Patrícia Queiroz Nunes Santos, Stefane Cristhine Cardoso Reis e Paulo de Tarso da Silva Junior.

Repercussão positiva

O interlocutor da Ouvidoria do Detran-TO, Carlos Eduardo Braga Rocha, reforçou a relevância do treinamento para aprimorar a interlocução entre o órgão e a sociedade tocantinense. “A capacitação vai acrescentar e muito no nosso trabalho, pois recebemos orientações importantes para fazer um bom atendimento ao cidadão, respondendo de forma célere, completa e correta”, celebrou.

“Esse encontro é de grande relevância, pois serve para você ter contato com outras ouvidorias, tirar dúvidas, de uma forma bastante didática. Para quem acabou de chegar é possível se inteirar de tudo, desde o passo a passo de como cadastrar manifestações e analisar, entre outros aprendizados, isso tudo de forma ao vivo, na prática, o que ajuda muito”, comentou a ouvidora da Secretaria da Cultura, Rosângela das Graças Oliveira Amorim, sobre o encontro.

Canais

As manifestações de ouvidoria (elogio, sugestão, solicitação, denúncia, reclamação) podem ser feitas através dos telefones (63) 3901-7623 e 162 (atendimento gratuito dentro do Estado).

Também são canais de comunicação a plataforma Fala.Br – https://falabr.cgu.gov.br/publico/TO/Manifestacao/RegistrarManifestacao -, o canal do WhatsApp (63) 99920-0403 e ainda o e-mail:  atendimento.ouvidoria@cge.to.gov.br.

Fonte:

Katiuscia Gonzaga e Gabrielle Farias / Governo do Tocantins