CGE-MT troca experiências com outras controladorias sobre tratamento de denúncias

A Controladoria Geral do Estado de Mato Grosso (CGE-MT) realizou, nos últimos dias, uma série de reuniões com a Controladoria Geral do Estado de Goiás (CGE-GO) e a Controladoria Geral da União (CGU). O objetivo foi compartilhar experiências e fortalecer os procedimentos de tratamento de denúncias recebidas pela Ouvidoria para garantir maior eficiência, agilidade e segurança jurídica no atendimento ao cidadão.

Os encontros integram o ciclo de melhorias contínuas implementado pela CGE-MT na gestão da Rede de Ouvidorias do Poder Executivo Estadual. As discussões ocorreram no contexto de aperfeiçoamento da Instrução Normativa nº 01/2024, que estabelece a Ouvidoria como canal único para o recebimento de denúncias, regulamenta as fases de análise e encaminhamento das manifestações e assegura o sigilo e a proteção ao denunciante.

“A melhoria do serviço público passa pela Ouvidoria. Quanto mais qualificados forem os processos de recebimento e tratamento das denúncias, mais fortalecemos a confiança da sociedade na gestão pública”, destacou a auditora da CGE-MT, Elba Moraes.

Atualmente, as denúncias representam cerca de 20% do total de manifestações registradas na Rede de Ouvidorias do Governo de Mato Grosso. Esse dado reforça a relevância de investir em tecnologias e metodologias que tornem o fluxo de trabalho mais eficiente.

Para a secretária adjunta de Ouvidoria-Geral e Transparência da CGE-MT em exercício, Aline Landini, a troca de experiências amplia a capacidade de resposta do Estado. “O cidadão espera que sua manifestação seja acolhida e analisada de forma efetiva. Conhecer boas práticas e inovações de outros órgãos é fundamental para aprimorarmos nossas ferramentas e procedimentos”, afirmou.

Experiências de Goiás e da União

Na agenda com a CGE-GO, a equipe da CGE-MT conheceu o modelo de descentralização da Ouvidoria em Goiás, que permite maior capilaridade, agilidade no atendimento e aproximação com diferentes órgãos e entidades da administração pública.
Já no âmbito federal, a CGU apresentou a Ferramenta de Análise de Risco em Ouvidoria (Faro), baseada em inteligência artificial. A solução utiliza técnicas de aprendizagem de máquina e processamento de linguagem natural para apoiar a triagem, a análise de admissibilidade e o tratamento das denúncias recebidas.

Integrada ao Plano Anticorrupção do Governo Federal, a ferramenta tem como meta aumentar a efetividade das Ouvidorias, reduzir o tempo de resposta ao cidadão e reforçar as ações de prevenção e combate a irregularidades na gestão pública.

Fonte:

CGE-MT

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