CGE-MT promove palestra de “Ética em Ação: Servidores na Trilha da Integridade” para Seduc e PM

A Controladoria Geral do Estado de Mato Grosso (CGE-MT) promoveu, na última sexta-feira (02.08), a palestra “Ética em Ação: Servidores na Trilha da Integridade” para a Secretaria de Estado de Educação (Seduc). O evento teve como objetivo aprofundar os conhecimentos sobre ética, moral e integridade no serviço público, reunindo diversos profissionais.

A palestra faz parte do Programa Integridade MT e é uma iniciativa do Governo do Estado para fortalecer a cultura de ética e integridade entre os servidores públicos. Durante o evento, Deuzi Cunha, auditora do estado ressaltou a importância de cultivar uma cultura ética na administração.

“A ética e a integridade são guias para nossas ações e determinam o nível de confiança que a sociedade deposita em nós, servidores públicos. É por meio delas que asseguramos que nossos atos sejam transparentes, justos e alinhados com os princípios e normas do serviço público”, afirmou.

O professor e filósofo Douglas Remonatto também participou do evento, abordando de maneira didática e exemplificada os conceitos de integridade. Ele explorou dilemas éticos que os servidores podem enfrentar em suas funções, destacando a ética e a moral como pilares fundamentais para a ação humana, especialmente em situações críticas. “Tive como intuito fazer com que os participantes reflitam sobre a crise moral e a revalorização da ética na sociedade atual e assim, proporcionar a eles uma visão crítica e inspiradora sobre os desafios éticos”, observou.

Flavia Soares, secretária adjunta de Gestão de Pessoas da Seduc, ressaltou que a palestra proporcionou uma oportunidade de aprofundamento nos conceitos históricos e práticos de ética, moral e integridade. “Essa palestra contribuiu para reforçar a cultura de ética e integridade na Seduc, além de representar uma ação da Secretaria de Estado de Educação voltada para a valorização e capacitação dos servidores da Educação”, explicou.

A professora e participante Juana da Costa Oliveira expressou sua satisfação com o curso do Programa Integridade MT. “Estamos aprimorando a prática de integridade ética e moral no serviço público. Além disso, foi ressaltado que ética e moral são princípios fundamentais para uma cultura de vida responsável e de respeito mútuo na sociedade”, destacou.

Na quinta-feira (01.08),  a Polícia Militar de Mato Grosso (PM-MT) também foi contemplada com a palestra “Ética em Ação: Servidores na Trilha da Integridade”. Em ambas as ocasiões, os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar sua compreensão sobre a importância da ética em suas atividades diárias, contribuindo para uma cultura de integridade e responsabilidade no serviço público. A participação ativa dos servidores da PM e da Seduc promete fortalecer os valores éticos nessas instituições, promovendo um ambiente de trabalho mais justo e transparente.
Fonte:
CGE-MT