CGE-MT promove capacitação para ouvidores do Estado sobre tratamento de denúncias

A Controladoria Geral do Estado (CGE-MT) realizou na última terça (02) uma capacitação para ouvidores do Estado com orientações para tratamento de denúncias recebidas pelos órgãos e entidades do Poder Executivo do Estado de Mato Grosso.

A capacitação teve o objetivo de tratar exclusivamente da Instrução Normativa nº 0001/2024 que define a ouvidoria como canal único para o recebimento de denúncias, detalha as fases de recebimento, tratamento e envio das denúncias para os setores de apuração, além do sigilo e da proteção ao denunciante.

Para o auditor do Estado e facilitador da capacitação, Ronildo de Souza, o treinamento visa esclarecer e alinhar o conhecimento dos ouvidores e tirar dúvidas a respeito do documento. “Na rotina de trabalho, é natural que surjam dúvidas diante dos novos fluxos e este é o momento ideal para esclarecê-las”, disse.

A capacitação foi dividida em três turmas. Nos próximos dias 4 e 11 outras duas equipes passarão pelo mesmo curso no intuito de atender a todos os ouvidores e servidores que trabalham nas ouvidorias setoriais.

A IN foi construída de forma participativa, entre as secretarias-adjuntas de Ouvidoria-Geral e Transparência e a de Corregedoria, que se iniciou com reuniões entres as equipes técnicas, e posteriormente se estendeu para os servidores das ouvidorias setoriais e das unidades setoriais de correição dos órgãos e entidades.

Segundo a secretária-adjunta de Ouvidoria-Geral e Transparência da CGE, Karen Oldoni, a capacitação é resultado de um trabalho muito bem pensado. “Essas capacitações encerram o ciclo de um trabalho feito por muitas mãos, amplamente discutido e agora colocado em prática”, finalizou.

Além de denúncias a Ouvidoria recebe também solicitações, reclamações, sugestão e elogios. Nestes casos, o cidadão pode ligar gratuitamente para o número 0800-647-1520, Whatsapp (65) 9876-6548 ou registrar pelo endereço www.ouvidoria.mt.gov.br/falecidadao

Fonte:

CGE-MT