CGE-MT lança Plano de Capacitação Anual 2025 para fortalecer gestão pública
Os temas prioritários deste ano incluem inteligência artificial, análise de dados e avaliação de políticas públicas, essenciais para o aprimoramento do controle e modernização da administração pública

A Controladoria Geral do Estado de Mato Grosso (CGE-MT) publicou o Plano de Capacitação Anual 2025 (PCA) em seu site oficial. O documento estabelece os temas prioritários para o treinamento dos Auditores do Estado e as capacitações dos servidores do Poder Executivo.
O PCA é dividido em três partes, com destaque para o Anexo I, que lista os temas estratégicos para 2025, definidos com base no Planejamento Estratégico e nos Planos Operacionais Anuais. Este ciclo aborda áreas como inteligência artificial, análise de dados e avaliação de políticas públicas, que são fundamentais para aprimorar as atividades de controle e modernizar a administração pública.
No Anexo II, são descritas as necessidades de capacitação dos auditores do Estado, dos servidores das unidades setoriais, dos servidores da área sistêmica da CGE e dos demais servidores do Poder Executivo. Exemplos de cursos previstos no Anexo II incluem Gestão de Risco na Prática, Relatórios de Auditoria, Mapeamento de Riscos e Riscos de Integridade.
Já o Anexo III apresenta uma lista de cursos recomendados pelas lideranças das unidades, alinhados aos temas prioritários. Contudo, os auditores têm a liberdade de escolher outros cursos não listados, desde que estejam alinhados aos temas estratégicos e cumpram a carga horária mínima exigida. Entre os cursos sugeridos estão Avaliação de Políticas Públicas, Compliance e Anticorrupção, e Técnicas de Auditoria Interna Governamental.
Com a implementação do novo PCA, espera-se aprimorar as competências, habilidades e atitudes dos auditores e demais servidores, criando um ambiente que favorece a aprendizagem contínua e o aperfeiçoamento profissional.
No Plano de Capacitação de 2024, foram realizados 369 cursos. Para a auditora do Estado, Aline Dantas, o PCA vai além da qualificação técnica, pois também promove valores essenciais para uma gestão pública eficiente.
“O Plano de Capacitação Anual tem dois objetivos principais: qualificar os Auditores do Estado para que possam atuar com excelência em suas áreas e promover treinamentos aos servidores do Poder Executivo. Isso resulta em uma gestão mais transparente e eficiente, beneficiando diretamente a sociedade com serviços de melhor qualidade, redução de desperdícios e maior confiança na administração pública”, destacou Aline.
Para mais informações sobre o Plano de Capacitação Anual 2025, acesse [AQUI].
Fonte:
CGE-MT