CGE-MT desenvolve sistema de proteção de dados sensíveis
Alinhado à LGPD, o SafeData reforça o compromisso da CGE com segurança da informação

A Controladoria Geral do Estado de Mato Grosso desenvolveu o SafeData, uma solução criada pela Unidade de Inteligência da instituição com uso integral de Inteligência Artificial. O sistema foi concebido para reforçar a proteção de dados sensíveis na administração pública, unindo praticidade e eficiência. Totalmente alinhado às exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o SafeData reafirma o compromisso da CGE com a segurança da informação.
A nova ferramenta utiliza tecnologia para identificar e criptografar automaticamente dados sensíveis, reduzindo riscos de exposição e garantindo que informações críticas sejam tratadas com o mais alto nível de proteção, sem comprometer a rotina de trabalho dos servidores.
Outro diferencial do SafeData é a política de retenção controlada, que assegura a guarda das informações apenas pelo tempo necessário, evitando acúmulos desnecessários e potenciais vulnerabilidades. Essa medida garante proteção contínua e conformidade com a legislação vigente.
Além de proteger a privacidade, o sistema representa um ganho de agilidade e inovação no trabalho dos servidores e auditores, fortalecendo os processos internos e trazendo mais eficiência à gestão pública.
A secretária adjunta de Ouvidoria-Geral e Transparência, Aline Landini, destaca que o SafeData também é um avanço importante para a proteção de denunciantes e das informações pessoais de quem registra manifestações na ouvidoria.
“Hoje esse trabalho de resguardar os dados é feito manualmente. Com o SafeData, teremos um salto de produtividade, ao mesmo tempo em que garantimos maior segurança e agilidade na proteção ao denunciante”, afirmou.
Já o secretário adjunto Sistêmico e de Ações Estratégicas, José Alves, ressaltou o impacto estratégico do SafeData para a instituição.
“A criação do sistema pela Unidade de Inteligência demonstra a capacidade da CGE de inovar e oferecer soluções tecnológicas próprias. O SafeData é um passo fundamental para fortalecer a governança de dados e garantir que a transformação digital da gestão pública caminhe com segurança e eficiência”, destacou.
Com esse lançamento, o SafeData se consolida como uma ferramenta moderna e estratégica para a administração pública, mostrando que a inovação tecnológica pode caminhar lado a lado com a proteção de dados.
Fonte:
CGE-MT