Mato Grosso, 04 de março de 2026
CGE-MT conclui 73 horas de atualização dos auditores para consolidar práticas institucionalizadas de atuação
Ciclo de nivelamento objetiva reforçar a cultura de governança orientada a resultados
A Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso (CGE-MT) concluiu, na sexta-feira (27.02), o terceiro e último módulo do Ciclo de Nivelamento e Atualização dos Auditores 2026. A formação ocorreu ao longo de fevereiro, totalizou 73 horas e objetivou alinhar as habilidades dos auditores para a consolidação de práticas institucionalizadas de atuação conforme o Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (Modelo IA-CM).
O ciclo foi dividido em três módulos. O primeiro apresentou fundamentos da gestão pública e os principais sistemas estruturantes do Governo de Mato Grosso. Foram abordados conteúdos sobre licitações, orçamento público, contabilidade aplicada ao setor público e funcionamento do Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças (Fiplan).
O segundo módulo tratou de ferramentas para dar mais eficiência ao trabalho dos auditores. A programação incluiu organização de processos, mapeamento de fluxos e análise de dados. O objetivo foi aprimorar a qualidade das informações produzidas e apoiar a tomada de decisão da administração pública.
No terceiro módulo, foi a vez de temas relativos à atuação finalística do controle interno governamental, como técnicas e sistemas informatizados de auditoria, atividades de ouvidoria, transparência e corregedoria.
A programação também incluiu oficinas sobre linguagem simples no setor público, para tornar mais claros e acessíveis os produtos elaborados pelos auditores do estado, dentro da lógica de consolidar a cultura de governança orientada a resultados.
Os instrutores do ciclo foram técnicos da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e auditores da CGE-MT.
A iniciativa integra o pilar “Valorizar e Desenvolver Pessoas” do planejamento estratégico 2024-2027 da CGE e contribui para o avanço da instituição no IA-CM, com a meta de alcançar o nível 3 (Integrado) de maturidade.
Fonte:
CGE-MT