CGE-MT capacita ouvidores em rotinas de atendimento ao cidadão

A Controladoria Geral do Estado (CGE-MT), por meio da Secretaria Adjunta de Ouvidoria-Geral e Transparência, promoveu, na última semana, um treinamento aos ouvidores e às equipes das Ouvidorias Setoriais do Governo de Mato Grosso sobre as rotinas de trabalho no atendimento às manifestações do cidadão.

Com foco em apresentar as diretrizes de atendimento via Fale Cidadão, sistema oficial de Ouvidoria do Estado, aos novos integrantes das ouvidorias, a capacitação também sanou dúvidas e apresentou novas perspectivas aos servidores mais experientes.

Na ocasião, foi ressaltada a necessidade de atenção a questões como prazos de respostas, proteção de dados pessoais e ao denunciante, sigilo, linguagem simples e fornecimento de informações e orientações o mais completas possíveis ao cidadão.

“O objetivo do curso foi melhorar as respostas ao cidadão, garantindo o sigilo dos dados pessoais e o efetivo atendimento às demandas”,  observa analista administrativa Aline Landini, uma das instrutoras do treinamento.

A capacitação envolveu orientações de como atender o cidadão pelo sistema eletrônico, desde o recebimento da mensagem, o tratamento e encaminhamento da manifestação ao setor responsável pelo assunto até a resposta final ao demandante. “O ouvidor pode reescrever a resposta ou solicitar o setor que refaça, caso a resposta não atenda à manifestação ou não esteja em linguagem simples e compreensível, por exemplo”, explicou a analista.

Após o tratamento dado pelos ouvidores, as respostas também passam por análise da Secretaria Adjunta de Ouvidoria-Geral e Transparência da CGE-MT. Se a resposta não atender aos padrões mínimos de qualidade, poderá ser devolvida ao ouvidor para adequação.

O treinamento já estava previsto no planejamento anual da Secretaria Adjunta de Ouvidoria-Geral e Transparência da CGE-MT, devido ao ingresso de novos servidores nas Ouvidorias Setoriais e também para preparar substitutos dos ouvidores titulares nos casos de afastamentos legais, como férias e licenças.

 
O próximo curso será realizado em novembro sobre tratamento de denúncias, com base em instrução normativa que será publicada no Diário Oficial do Estado. A minuta, construída em conjunto com os ouvidores setoriais e as Unidades Setoriais de Correição, está no Conselho do Sistema de Controle Interno (CSCI) para análise, deliberação e posterior publicação na Imprensa Oficial do Estado.

Os canais de contato com a Ouvidoria do Estado são os seguintes:

Site: https://ouvidoria.cge.mt.gov.br/falecidadao
E-mail: ouvidoria@cge.mt.gov.br
Aplicativo: MT Cidadão
Ouv-Zap: 65 98476-6548
Telefone: 0800 647 1520 ou 162
Ou pessoalmente nas Ouvidorias nos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual.

Fonte:
CGE-MT