Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
CGE lança projeto Agentes da Cidadania durante Semana Internacional de Combate à Corrupção
Projeto é uma parceria do Governo de Goiás com a Embaixada dos Estados Unidos, e será lançado na segunda-feira (7/12), em evento virtual. Projeto de fomento ao controle social será implementado ao longo de 2021, e qualquer cidadão com mais de 16 anos pode participar
O Governo de Goiás, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE) e em parceria com a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, lança, na segunda-feira (7/12), às 14h, em transmissão online, o projeto Agentes da Cidadania. Trata-se de um projeto que buscará fomentar a participação cidadã e o controle social em cidadãos goianos com mais de 16 anos.
A ação marca as comemorações dos 80 anos do programa internacional Visitor Leadership Program (IVPL). O programa ocorrerá de forma virtual durante o ano de 202, e será um canal de comunicação entre o governo e os cidadãos.
Esta é mais uma ação que integra a Semana Internacional de Combate à Corrupção, que será realizada pelo Governo de Goiás, na próxima semana (7 a 11/12). Para participar do evento de lançamento, os interessados devem se inscrever pelo endereço: http://www.controladoria.go.gov.br/agentes-da-cidadania/.
O lançamento se dará durante o seminário “Agentes da Cidadania – A importância da e-Participação no Fortalecimento da Democracia”. A abertura será feita pela especialista em intercâmbios profissionais/Seção de Educação, Cultura e Imprensa da Embaixada dos Estados Unidos, Lana Flávia L. Dalton, que falará sobre programas e oportunidades de intercâmbio.
Em seguida, o controlador-geral do Estado de Goiás, Henrique Ziller; o doutor em Ciência Política pela USP, Humberto Dantas, e a gerente de Controle Social da CGE, Marjorie Lynn, falarão sobre a importância da interação entre Estado e sociedade civil para o fortalecimento da democracia. O seminário terá, ainda, uma mesa-redonda com o fundador e CEO da startup Colab, Gustavo Maia, a empreendedora social e coordenadora da ONG Oásis de Sonhos, Bianca Porto, e o ouvidor da Secretaria de Educação de Goiás, Joaquim Trindade, que conversarão sobre como exercer uma cidadania mais participativa e inovadora.
Na sequência, será feita a apresentação do projeto Agentes da Cidadania, por Diego Ramalho, subcontrolador de Governo Aberto e Participação Cidadã da CGE, e pela líder do projeto na CGE, Gabriella Pio. Na opinião de Gabriella, eventos e projetos como o Agentes da Cidadania são iniciativas cada vez mais necessárias, quando se fala em construção de democracias mais sólidas e menos corruptas.
“O Agentes da Cidadania vem para ajudar a construir um ecossistema de participação cidadã e controle social repleto de ações cívicas. Acreditamos no fortalecimento das instituições democráticas, por meio do empoderamento do cidadão. E é um prazer, para nós, do Governo de Goiás, sermos propulsores desse processo de construção de um ecossistema mais colaborativo”, afirma Gabriella.
Fonte:
Comunicação Setorial
Controladoria-Geral do Estado de Goiás
F: 3201-5372