Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
CGE-CE lança videoaulas sobre o Guia Prático para Implementação da Gestão de Riscos
Provas do Concurso para Auditor de Controle Interno ocorrerão neste domingo (12/01) na Capital
A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) está lançando uma série de videoaulas sobre o Guia Prático para Implementação da Gestão de Riscos no Poder Executivo Estadual do Ceará – 2024. Ao todo, são cinco vídeos que já estão disponíveis no canal CGE Ceará no YouTube.
Produzidas pela equipe da Coordenação de Auditoria Interna, as videoaulas têm como objetivo orientar e capacitar os gestores e servidores públicos na implementação eficaz da gestão de riscos, promovendo maior segurança e eficiência nos processos administrativos.
Os vídeos abordam de forma didática e prática os principais conceitos e etapas do guia, facilitando a compreensão e aplicação das diretrizes estabelecidas. Esta iniciativa reforça o compromisso da CGE com a transparência, a melhoria contínua e a excelência na gestão pública.
O que é o gerenciamento de risco e quais seus benefícios?
É um processo contínuo que consiste no desenvolvimento de um conjunto de ações destinadas a identificar, analisar, avaliar, priorizar, tratar e monitorar eventos capazes de afetar os objetivos, processos de trabalho e projetos da organização. Tem como principais benefícios:
– Preparar a organização para, em determinadas situações, se antecipar na escolha das alternativas mais viáveis a fim de que determinada ocorrência negativa seja minimizada ou até mesmo evitada;
– Apoiar o gestor na tomada de decisões;
– Otimizar a alocação de recursos a fim de alcançar os objetivos institucionais;
– Estimular a transparência organizacional e contribuir para o uso eficiente, eficaz e efetivo de recursos;
– Comunicar e engajar adequadamente os dirigentes e o corpo funcional.
Clique aqui e acesse o Decreto Estadual nº 33.805/2020, que define a Política de Gestão de Riscos.
Clique aqui e acesse a Portaria CGE nº 05/2021, que dispõe sobre a Metodologia de Gerenciamento de Riscos do Poder Executivo Estadual.
Fonte:
CGE-CE