CGE-AM participa do I Fórum de Controle Interno e Externo do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas

O evento teve duração de três dias e teve como objetivo capacitar gestores de prefeituras do interior do estado

A Controladoria-Geral do Estado do Amazonas (CGE-AM) participou do I Fórum de Controle Interno e Externo, evento promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) através da Escola de Contas Públicas (ECP). A abertura do fórum, realizada na segunda-feira (27/05), contou com a presença e palestra do controlador-geral do Estado, Jeibson Justiniano.

O controlador-geral, Jeibson Justiniano, agradeceu a oportunidade e parabenizou a todos pela estrutura e importância do evento. “A ideia é intercambiar soluções estratégicas para o controle da administração pública, visando também a cooperação, para que não haja retrabalho e muito menos sobreposição de soluções.”, disse.

O Fórum, uma iniciativa da Rede de Controle da Gestão Pública, teve como objetivo capacitar gestores de prefeituras do interior do estado, oferecendo uma visão pedagógica das práticas de controle e gestão pública. A programação abordou temas essenciais para a administração pública, como sistema de integridade, nova lei de licitações, transparência pública e controle ambiental.

Na solenidade de abertura, o conselheiro Júlio Pinheiro, coordenador-geral da ECP, apresentou a palestra magna com o tema ‘O Controle Ambiental pelo Tribunal de Contas’. Em seguida, Jeibson Justiniano, controlador-geral do Estado, ministrou uma palestra sobre ‘Sistema de Integridade no Poder Executivo Estadual: Avanços e Desafios’, destacando os esforços e desafios enfrentados pela administração estadual na implementação de um sistema robusto de integridade.

O evento contou ainda com uma palestra de Arnaldo Flores, controlador-geral da Prefeitura de Manaus, sobre o ‘Controle Interno nos Municípios’. Na parte da tarde, Lúcia Magalhães, subcontroladora da CGE-AM, apresentou a palestra ‘Nova Lei de Licitações’, fornecendo uma análise detalhada das mudanças e suas implicações para a administração pública.

Já no último dia do Fórum, as palestras foram conduzidas por Rafael Novo da Controladoria-Geral da União (CGU) e Lucilene Viana, da Controladoria-Geral do Município (CGM), abordando a ‘Lei Geral de Proteção de Dados’. O encerramento contou com a palestra de Edinaldo Medeiros, coordenador da Rede de Controle, que discutiu a ‘Transparência Pública no Âmbito Municipal’.

Sobre a Rede de Controle

A Rede de Controle da Gestão Pública, iniciada em 2009, visa aprimorar a efetividade do controle sobre a gestão pública. Através de parcerias entre órgãos estaduais e federais, a Rede busca fortalecer a fiscalização e a transparência na administração pública. Com grupos de trabalho focados em diversas áreas como controle social, obras, saúde e combate à corrupção, a Rede atua de forma abrangente para garantir a integridade e eficiência na gestão dos recursos públicos.

A participação da CGE-AM no I Fórum de Controle Interno e Externo reforça seu compromisso com a capacitação dos gestores públicos e a promoção da integridade na administração pública. Através de eventos como este, a CGE-AM continua a contribuir para a melhoria da gestão e controle dos recursos públicos, beneficiando diretamente a população do Amazonas.

O evento ocorreu nos dias 27, 28 e 29 de maio, na sede do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM).

Fonte:

CGE-AM