Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Ceará: CGE apresenta detalhes da Lei de Acesso à Informação a ouvidores da Secretaria de Saúde

Como parte da programação da 6ª oficina de Qualificação da Rede de Ouvidoria da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, a Célula de Acesso à Informação da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará apresentou detalhes da Lei de Acesso à Informação para os servidores da sub-rede de Ouvidoria da Sesa. O encontro aconteceu na última quinta-feira (02), na sede da Secretaria de Saúde, em Fortaleza, como parte das ações de qualificação dos profissionais, onde são abordados diversos temas, incluindo a atuação do ouvidor e as boas práticas no cumprimento da Lei de Acesso à Informação.
Durante o encontro, o articulador da Coordenadoria de Fomento ao Controle Social, Tiago Peixoto, explicou o funcionamento do Comitê Gestor de Acesso à Informação (CGAI) e apresentou a atuação do grupo dentro da administração pública. “Por se tratar de uma lei ainda recente, é natural que haja dúvidas. Por isso, aproveitamos esses encontros para trocar experiências com os ouvidores e ampliar as discussões sobre a Lei de Acesso à Informação”, ressalta o coordenador.
A LAI
A Lei Estadual de Acesso à Informação determina a classificação de documentos que o Comitê Gestor de Acesso à Informação (CGAI) leva em consideração serem imprescindíveis à segurança da sociedade (à vida, segurança ou saúde da população) ou do Estado (soberania nacional, relações internacionais, atividades de inteligência). Cabe ao Comitê Gestor, portanto, deliberar e classificar as informações sigilosas e apreciar os recursos interpostos.
A divulgação das informações deve ser realizada por meio das páginas da internet dos órgãos, de forma clara e de fácil acesso. Além disso, o cidadão pode requisitar as informações por outros meios, como nas unidades de Serviço de Informações ao Cidadão (SIC) ou pelos canais de ouvidoria.
——————————————-
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação da CGE-CE
Tel: (85) 3101-3474 / 8724-2222
E-mail: flavia.salcedo@cge.ce.gov.br
Site: www.cge.ce.gov.br