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Ampliar a escuta e fortalecer os ouvidores no Governo do Tocantins são resultados da consolidação do Sistema de Ouvidoria
A administração estadual tem se empenhado em melhorar os canais de comunicação para facilitar o diálogo com a população.
A função do ouvidor é de grande relevância na administração pública. São eles os responsáveis por promover a escuta de usuários dos serviços públicos. No última sábado, 16 de março, comemorou-se o Dia Nacional do Ouvidor, data instituída pela Lei Federal nº 12.632/12, como forma de reconhecimento desse profissional.
No âmbito do Governo do Tocantins, a atividade é desenvolvida por meio do Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo Estadual (Se-OUV), sob a gestão da Ouvidoria-Geral do Estado (OGE-TO), unidade administrativa da Controladoria-Geral do Estado (CGE/TO).
Para a ouvidora-geral do Estado, Larissa Peigo Duzzioni, o fortalecimento da atividade dos ouvidores, bem como do próprio setor de ouvidoria vem ganhando cada vez mais espaço no Governo. “A administração tem se dedicado a aprimorar os canais de comunicação e a capacitar os profissionais com o objetivo de facilitar a interlocução entre a população e a gestão pública estadual”, reforça.
Uma das medidas de fortalecimento está também na aproximação entre a Ouvidoria-Geral e as unidades setoriais, o que faz parte da política de articulação e orientação técnica. Para isso, a OGE realiza reuniões, capacitações e encontros regulares com as unidades, onde são discutidos processos de trabalho, socializadas informações e repassadas orientações no intuito de aprimorar as atividades de ouvidoria e de transparência.
Tais iniciativas levaram o Governo do Tocantins a fechar o ano de 2023 com mais de 92% de manifestações de Ouvidoria e pedidos de acesso à informação respondidos. Ao todo, foi dado o retorno a 8.432 demandas de usuários, de um total de 9.115 demandas recebidas. Já neste ano, nos meses de janeiro e fevereiro, foram 1.273 demandas recebidas e um total de 942 já foram concluídas, o que representa mais de 73% das solicitações.
Sistema de Ouvidoria
Atualmente, o Poder Executivo conta com uma rede de ouvidorias formada pela OGE e mais 43 ouvidorias setoriais distribuídas entre os órgãos e entidades da administração estadual.
O secretário-chefe da CGE/TO, José Humberto Muniz Filho, explica que acolher as manifestações dos usuários é parte da promoção do controle social. “Ao analisar criticamente as demandas para dar a melhor resposta ao usuário do serviço público, o ouvidor está contribuindo com a participação da sociedade na gestão pública. Isso tem um impacto muito positivo no atendimento às necessidades da população”, ressalta.
Reconhecimento
Durante essa semana, a Ouvidoria-Geral do Estado certificou a todos os ouvidores e ouvidoras do Poder Executivo Estadual como forma de reconhecimento aos serviços prestados à gestão e a todos os cidadãos tocantinenses.
“Vejo a ouvidoria como uma ponte que facilita a relação da comunidade com os órgãos públicos. Só em ouvirmos e respondermos as demandas, geramos no cidadão um sentimento de valorização como pessoa que tem voz na sociedade”, comenta a ouvidora da Secretaria de Cultura, Rosângela Amorim.
Canais
As manifestações de ouvidoria (elogio, sugestão, solicitação, pedidos de acesso à informação, denúncia, reclamação) podem ser feitas através dos telefones (63) 3901-7623 e 162 (atendimento gratuito dentro do Estado).
Também são canais de comunicação a plataforma Fala.Br – https://falabr.cgu.gov.br/publico/TO/Manifestacao/RegistrarManifestacao -, o canal do WhatsApp (63) 99920-0403 e ainda o e-mail: atendimento.ouvidoria@cge.to.gov.br
Fonte
CGE-TO