Agilidade nas respostas aumenta engajamento na Ouvidoria do Estado

A Rede de Ouvidorias do Governo de Mato Grosso encerrou o ano de 2023 com um aumento de 11% no número de manifestações da população em comparação com o ano anterior. Ao todo, foram recebidas 23.170 mensagens, contrastando com as 20.801 registradas em 2022. Os dados revelam um cenário de maior engajamento do cidadão e confiança no canal de comunicação governamental.

Destaque para a eficiência da rede, que respondeu a 94% das manifestações dentro do exercício, com um tempo médio de 13 dias, ou seja, 17 dias a menos do que o prazo legal de resposta de 30 dias. “Essa agilidade reflete o comprometimento em atender às demandas da população de forma rápida e eficiente, demonstrando a importância dada pelo Governo de Mato Grosso ao diálogo direto com os cidadãos”, observa a secretária-adjunta de Ouvidoria-Geral e Transparência da CGE-MT, Karen Oldoni.

Diversidade de manifestações

Contrariando a percepção comum de que a Ouvidoria só atende reclamações e denúncias, 35% das 23.170 manifestações foram solicitações relacionadas a como acessar os serviços públicos. As reclamações representaram 31%, seguidas por denúncias (14%), elogios (13%), pedidos de informação (5%) e sugestões (1%).

“As solicitações e reclamações, por exemplo, são analisadas com o objetivo não só de atender a uma demanda pontual do cidadão, mas de melhorar como um todo o serviço prestado”, destaca a analista administrativa Aline Landini, da Secretaria Adjunta de Ouvidoria-Geral e Transparência da CGE-MT.

A Ouvidoria do Estado tem sido bastante utilizada para registros de elogios a servidores. “O que é uma forma de motiva-lo pelo bom atendimento prestado e demonstrar que a administração pública está no caminho certo em relação à determinada medida ou política pública. Ao receber os elogios, a Ouvidoria encaminha a mensagem ao servidor elogiado e ao seu chefe imediato”, explica Landini.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) despontou como a entidade mais demandada em 2023, recebendo 25% das mensagens. Em seguida, estão a Secretaria de Educação (Seduc) e o Departamento Estadual de Trânsito, totalizando 52% dos registros de 2023.

Ações

O êxito alcançado em 2023 é resultado de diversas ações implementadas pela Controladoria-Geral do Estado (CGE-MT), órgão responsável pela coordenação da atividade de Ouvidoria no Poder Executivo Estado. Entre as medidas adotadas estão a capacitação dos ouvidores setoriais quanto a prazos de respostas, proteção de dados pessoais e ao denunciante, sigilo, linguagem simples e fornecimento de informações e orientações o mais completas possíveis ao cidadão.

Outras medidas são a definição de demandas de Ouvidoria como prioritárias nos órgãos e entidades estaduais e o esforço concentrado na triagem para agilizar o encaminhamento das mensagens aos órgãos competentes.

“O comprometimento em aprimorar o atendimento da Ouvidoria demonstra a contínua busca por excelência na comunicação entre o governo e a população, reforçando a transparência e a participação ativa dos cidadãos na construção de um Mato Grosso melhor”, pontuou a adjunta de Ouvidoria-Geral da CGE.

Como reconhecimento ao desempenho da Rede de Ouvidorias, os ouvidores estaduais foram agraciados em 2023 com moção de aplausos da Assembleia Legislativa pela atuação na defesa dos direitos dos usuários de serviços públicos.

Saiba como acessar a Ouvidoria do Estado:

Site: www.ouvidoria.mt.gov.br
Link: www.ouvidoria.mt.gov.br/falecidadao
Whatsapp: (65) 98476-6548
Telefones: 162 e 0800 647 1520
E-mail: ouvidoria@cge.mt.gov.br

Fonte:

CGE-MT