18ª RTC: Nova diretoria do Conaci toma posse

A nova diretoria do Conaci, eleita no final de 2015, tomou posse oficial na noite desta quinta-feira, dia 17 de março, dentro da agenda de atividades da 18ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno, que acontece na sede da Controladoria Geral da União (CGU) em Brasília-DF.

A cerimônia, realizada no salão do Hotel Carlton, e que contou com a presença do ministro da CGU, Luiz Navarro, deu posse ao auditor-geral do Estado do Pará, Roberto Amoras, como presidente; ao controlador-geral do município do Rio de Janeiro, Antônio Cesar Cavalcanti, como primeiro vice-presidente; bem como à equipe fiscal, formada pelos representantes da CGU, Secont-ES, CGM Porto Alegre, CGM Salvador e CGM Fortaleza.

Em seu discurso, o ministro, que saudou o ex-presidente Gustavo Ungaro e a atual diretoria, ressaltou a relevância que o os órgãos de controle interno têm assumido no país. “O que percebemos é que cada vez mais a comunidade do controle interno tem crescido, num esforço conjunto em prol do fortalecimento das instituições públicas e da sociedade brasileira”, disse. Já Amoras, em sua fala, abordou os desafios a serem enfrentados pelo setor no atual cenário brasileiro e fez questão de reconhecer as conquistas já obtidas pelas gestões anteriores, reiterando o seu empenho e de sua equipe na continuidade dessa missão. O discurso pode ser lido na íntegra aqui.

A cerimônia de posse encerrou o primeiro dia da RTC, que contou em sua programação, na parte da tarde, com a apresentação dos Grupos de Trabalho do Conaci, especificamente dos que tratam da parceria com o Bando Mundial, da Atualização do Diagnóstico dos Órgãos de Controle Interno e da Lei Anticorrupção.

Agenda matutina

Na parte da manhã, o evento, que conta com a presença de 23 representantes dos órgãos de controle interno de estados e municípios de todo país, teve participação do secretário executivo da CGU, Carlos Higino, como anfitrião, que reiterou a relevância dos temas debatidos, principalmente no que tange ao atual momento vivido pelo país, e a contribuição do Conselho em busca de uma nação mais transparente e ética.

Em seguida, as discussões tiveram como foco o marco regulatório do Terceiro Setor, com palestra da professora da FGV e pesquisadora líder do Projeto Estado e Sociedade Civil, que apresentou as considerações da academia sobre as recentes alterações do marco, e com a participação do representante da CGU, Marcos Rezende, que abordou a proposta de regulamentação no âmbito do poder executivo federal.

A 18ª RTC tem continuidade até sexta-feira com discussões de outros temas referentes ao fortalecimento do setor, bem como para discussões de assuntos administrativos. A programação na íntegra está disponível em http://conaci.org.br/wp-content/uploads/2016/02/Pauta_18_RTC_DF_20161.pdf

————————————————————–

Informações para a imprensa:

Tríade Comunicação

E-mail: comunicacao@conaci.org.br

Telefone: (27) 3225-0099