Mato Grosso: Produção da Auditoria Geral aumenta 50% e fortalece atuação orientativa

A produção da Auditoria Geral do Estado de Mato Grosso (AGE-MT) aumentou 50% de janeiro a julho de 2013 em comparação com igual período do ano passado. Entre Recomendações, Orientações, Pareceres e Relatórios, a equipe da AGE produziu 1.827 documentos típicos de Auditoria, contra 1.220 verificados no mesmo período de 2012.

Individualmente, os destaques ficaram por conta dos Pareceres emitidos, que passaram de 824 em 2012 para 1.595 em 2013, e das Recomendações, que saltaram de 26 para 196, o que reforça a atuação preventiva, orientativa e de gerenciamento de riscos da AGE, visando ao aprimoramento da gestão e da execução das políticas públicas.

“A AGE não quer ser reconhecida como um órgão que aumenta a produção de relatórios com indicação de falhas. Ao contrário, quer ser reconhecida como uma instituição que orienta os gestores públicos para evitar que a falha aconteça”, ressalta o secretário-auditor geral do Estado, José Alves Pereira Filho.

Ele observa que os investimentos em tecnologia têm permitido ao órgão uma atuação com maior alcance e direcionada para o gerenciamento de riscos e para a prevenção a falhas e possibilidades de desvios.

Um dos avanços são as trilhas eletrônicas de auditoria, que são ferramentas capazes de detectar indícios de irregularidades por meio do cruzamento de diversas bases de dados, o que sinaliza atenção especial dos auditores.

Tais ocorrências são analisadas, isoladamente ou em conjunto, com vistas, principalmente, a prever situações futuras que poderiam ocasionar prejuízos ao Estado, de forma a permitir providências antecipadas.

O sistema possibilita aos auditores averiguarem, por exemplo, a existência de relações pessoais entre sócios de uma empresa e os servidores do órgão que a contratou; a conformidade de pagamentos de servidores, indenização de licença-prêmio, licenças para tratamento de saúde, contratos temporários etc.

Atualmente, a AGE possui 40 trilhas de auditoria, construídas a partir do cruzamento de bases de dados de órgãos da União e do Estado. Até 2015, a previsão é que a AGE tenha 600 trilhas para subsidiar os trabalhos.

AUMENTO DO QUADRO

O aumento do quadro de auditores também tem contribuído para o fortalecimento da atuação preventiva da AGE. Em 2013, e relativo ao concurso de 2010, mais 29 auditores tomaram posse no cargo e completaram o quadro, no total de 71. “As nomeações feitas nos dois últimos governos superam em três vezes as demais nomeações realizadas em toda a história de 34 anos da AGE”, destaca o secretário-auditor.

————————————————

Informações para a imprensa:

Assessoria de Comunicação CONACI:  Aline Cesconetto  –  Contato

Texto e foto: Ligiani Silveira – Assessora de Comunicação da AGE-MT

E-mail: ligianiaraujo@auditoria.mt.gov.br

Telefone: (65) 3613-4017/9664-5208

Site: www.auditoria.mt.gov.br

Produção: Tríade Comunicação | (27) 3225-009