Mato Grosso, 10 de novembro de 2025
Secretário Controlador-geral da CGE-MT participa de painel sobre integridade em evento nacional
O secretário Controlador-geral do Estado de Mato Grosso, Paulo Farias, participou, na última sexta-feira (07.11), como painelista do evento “Integridade Pública no Brasil: Consolidando Progressos”, realizado pela Controladoria Geral da União (CGU) e pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que discutiu avanços, aprendizados e próximos passos na promoção da integridade no setor público.
Paulo integrou o painel “Integridade Pública: múltiplos contextos — o olhar dos poderes e entes subnacionais”, ao lado da Secretária de Integridade Pública da CGU, Patrícia Álvares de Azevedo Oliveira, do Presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), Edmar Moreira Camata, e da Conselheira Nacional do Ministério Público, Cíntia Menezes, que participou de forma remota.
Durante o painel, o secretário Controlador-geral destacou que a confiança pública é construída a partir de dois grandes pilares: “fazer o certo”, agindo de forma ética, e “fazer bem as políticas públicas”, com eficiência e transparência. “Integridade significa pensar e fazer o que é certo, em todos os níveis da gestão”, afirmou.
Ele ressaltou ainda que os programas de integridade devem atuar de forma equilibrada para prevenir, detectar e responsabilizar, fortalecendo a confiança da sociedade no governo e reduzindo custos relacionados a práticas indevidas.
Outro ponto abordado foi a importância da comunicação positiva e da capacitação contínua dos servidores. Segundo o gestor, é essencial estabelecer calendários de orientação recorrentes, deixar “as regras do jogo claras” e promover a difusão da cultura de integridade em todas as esferas da administração pública.
“Integridade é uma linguagem da gestão, e não apenas do controle. Nosso papel é convencer os gestores de que implantar programas de integridade é um investimento em eficiência e confiança institucional”, reforçou.
Ao encerrar sua participação, o secretário destacou que controle interno e gestão pública não são concorrentes, mas parceiros na entrega de políticas públicas legais e eficientes. “Precisamos fortalecer a cooperação entre gestão, controle interno e sociedade. Com mais confiança entre esses atores, entregamos melhores resultados para o cidadão”, concluiu.
O Evento
O evento “Integridade Pública no Brasil: Consolidando Progressos”, reuniu em Brasília especialistas, gestores públicos e representantes da sociedade para discutir os avanços, desafios e próximos passos na promoção da integridade no setor público.
Durante a programação foram lançados o relatório da OCDE sobre os progressos do Brasil em integridade pública, transparência e controle social, com recomendações para fortalecer a ética e a confiança na administração pública e Referencial Técnico da Gestão da Integridade do Poder Executivo Federal, que define princípios e processos para aprimorar a integridade nos órgãos e entidades públicas.
Fonte:
CGE-MT