Fortaleza, 31 de outubro de 2025

CGM Fortaleza detalha o “Plano Fortaleza Inclusiva” na Exporh 2025

Capital apresenta visão de Gestão Sistêmica e Inclusiva em Congresso Nacional de RH
A Prefeitura de Fortaleza marcou presença no 12º CearáRH 2025, congresso de gestão de pessoas e exposição de RH, realizado nos dias 30 e 31 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará. Nesta sexta-feira (31/10), o Município detalhou suas iniciativas para uma administração pública focada na inclusão e na conexão, por meio da apresentação “Quando tudo se Conecta: A Fortaleza inclusiva como reflexo de uma gestão sistêmica”.

A apresentação foi conduzida por Silvia Correia, secretária-chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral do Município (CGM), destacando a abordagem de “Gestão Sistêmica”. Este conceito orienta a visão da administração municipal de “enxergar a cidade a partir das pessoas”. A intersetorialidade, definida como a ideia de que “o todo é maior que as partes”, fundamenta a colaboração entre diferentes órgãos para o desenvolvimento urbano e social.

O Plano Fortaleza Inclusiva (PFI) reflete essa filosofia, com o propósito de colocar o cidadão no centro das políticas públicas ao contemplar 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Isso sinaliza o compromisso da gestão municipal com uma administração moderna e responsiva. Estão inseridos no plano programas como: “Fortaleza sem Fome”, “Fortaleza para Todas as Idades”, “Superação da Situação de Rua”, “Atenção às Pessoas com Deficiência”, “Infância Viva – Fortaleza”, “Fortaleza Cuida – Saúde”, “Autonomia Escolar” e “Sustentabilidade e Justiça Climática”.

Para a implementação do plano, a Prefeitura de Fortaleza estabeleceu um Comitê de Governança, formalizado pelo Decreto Municipal Nº 16.330/2025. A composição do comitê é intersetorial e inclui representantes de diversas áreas da administração municipal. Entre eles, estão a primeira-dama de Fortaleza, Cristiane Leitão (Presidente); a vice-prefeita e secretária de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Gabriella Aguiar (Vice-Presidente); Isabella Veloso (Secretária Executiva); a secretária-chefe da CGM, Silvia Correia; o chefe da Governança das Regionais da Prefeitura de Fortaleza, Osmar Baquit; o superintendente do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Fortaleza, Arthur Bruno; o presidente da Citinova, George Lima; e a secretária do Planejamento, Orçamento e Gestão, Carolina Monteiro. Esta estrutura de governança visa assegurar a coordenação e a integração das ações do plano em todas as esferas.

Essa iniciativa já apresenta seus resultados entre os programas desenvolvidos. Foram realizadas quatro edições do “Infância Viva na Praça”, acolhendo 2.784 pessoas, e registradas visitas de 17 escolas municipais à Cidade da Criança, envolvendo 679 alunos. Entre os equipamentos, foram entregues o Centro Girassol, em 11 de agosto, gerando mais de 1.077 atendimentos, bem como o Espaço Girassol, na Regional 5, inaugurado em setembro. Na Saúde, 87 postos, das 134 unidades, estão em reforma, além da reativação de leitos hospitalares na Santa Casa, assegurando 120 dos 154 previstos até dezembro deste ano. Foram concedidos 841 benefícios pela ação “Moradia Cidadã”, além de 1.490 atendimentos da iniciativa “Superação da Situação de Rua”. O programa “Fortaleza Sem Fome” tem distribuído sopas para 1.500 pessoas e entidades diariamente, atendendo a mais de 97 mil pessoas em situação de rua.

A secretária destacou a iniciativa do programa. “Para nós, da Controladoria, é uma satisfação imensa ver o Plano Fortaleza Inclusiva ganhar forma, e a CGM tem um papel fundamental na elaboração desse modelo de governança. Quando dizemos ‘Eu vejo você!’, não é apenas um lema; é a essência do nosso compromisso. Queremos uma Fortaleza de Todos, onde cada cidadão se sinta acolhido e que suas necessidades estejam no centro como prioridades da gestão”, afirmou Silvia Correia.

Saiba mais

O 12º CearáRH, organizado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional Ceará (ABRH-CE), reuniu participantes para debates e troca de conhecimento sobre os desafios do mercado de trabalho. A programação incluiu painéis, arenas de conteúdo e a EXPORH, uma feira de negócios com cerca de 70 expositores, que serviu como palco para a apresentação da capital cearense.

Fonte:

CGM-Fortaleza

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.