Goiás, 26 de setembro de 2025

Nova diretoria do Conaci é eleita na 55ª RTC, em Goiânia

Leonardo Ferraz (Belo Horizonte), Paulo Farias (Mato Grosso) e Luciana Daltro (Rio Grande do Norte) assumem os principais cargos da nova gestão, que terá como norte a inovação, a transparência e a credibilidade.

Goiânia (GO) – No dia 26 de setembro de 2025, durante a 55ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), foi oficializada a eleição da nova diretoria da entidade. A chapa, apresentada de forma única, foi aprovada com a participação de controladores e representantes de órgãos de controle interno de estados, do Distrito Federal e de municípios.

Composição da nova diretoria

A nova diretoria é formada por Leonardo Ferraz, presidente e atual Controlador-Geral do Município de Belo Horizonte (MG), que já presidiu o órgão de 2019 a 2021. Em sua fala, ele destacou:

“Receber essa delegação em nome dos membros do Conaci traz consigo o desafio de continuar o legado dos antecessores, para que o controle interno possa, cada vez mais, ser o esteio de uma gestão voltada para entregas eficientes e transparentes em benefício do cidadão, fomentando, em paralelo, a utilização qualificada da inovação e das parcerias institucionais e com a sociedade civil, como ferramentas indispensáveis na consecução desses objetivos.”

Na vice-presidência de Governança, Luciana Daltro, Controladora-Geral do Estado do Rio Grande do Norte, ponderou:

“Compor a nova diretoria do Conaci é uma oportunidade de olhar para o futuro e fortalecer, de forma ainda mais articulada e colaborativa, o papel do controle interno no Brasil. Espero poder contribuir para que possamos ampliar nossa capacidade institucional, sempre guiados pelo propósito de garantir uma gestão pública íntegra, eficiente e transparente. É com união e inovação que vamos transformar desafios em resultados concretos para a sociedade, construindo relações de confiança e assegurando a credibilidade do Estado diante do cidadão.”

Já Paulo Farias, Controlador-Geral do Estado de Mato Grosso, assume a vice-presidência de Relações Institucionais e destacou três princípios que devem guiar a nova gestão: eficiência, cooperação e integridade.

“Eficiência, aproveitando o que cada controladoria tem de melhor; cooperação, destacando o potencial de cada um para esforços coletivos; e integridade, que é a palavra-chave do Conaci. Nós estamos construindo um Brasil cada vez mais íntegro para aumentar a confiança da população. Com mais confiança, teremos um controle mais eficiente e, com mais eficiência, teremos uma melhor entrega de políticas públicas para o cidadão.”

Além deles, a 55ª RTC também marcou a substituição na vice-presidência de Governança, com a chegada de Mayara Bandeira, que ressaltou:

“Agradeço aos colegas controladores pela confiança depositada em mim e ao Conaci pela oportunidade. Coloco-me à disposição para dar continuidade ao excelente trabalho desenvolvido pela controladora-geral de Pernambuco, Érika Lacet. É uma honra manter a representatividade feminina e regional na vice-presidência deste conselho, que exerce papel estratégico para o fortalecimento da governança pública no Brasil.”

O presidente do Conaci, Edmar Camata, ressaltou a expectativa para o próximo biênio. “O novo biênio do Conaci será conduzido por pessoas absolutamente inteiradas dos projetos de inovação e maturidade do controle interno que implementamos, com grande potencial de contribuição para a transparência, a integridade e a boa governança no país.”

Conselho Fiscal

Durante a reunião, também foi formalizada a composição do Conselho Fiscal do Conaci, instância responsável por acompanhar a execução financeira e zelar pela conformidade administrativa da entidade. Foram escolhidas como titulares Sílvia Helena Correia Vidal, secretária-chefe da Controladoria e Ouvidoria-Geral do Município de Fortaleza (CE); Nicolle Ferreira Bleme, controladora-geral do Município de Contagem (MG); e Adriana Peixoto Miguel, secretária municipal de Controle e Transparência de Vila Velha (ES).

Como suplentes, passam a integrar o colegiado Daniel Falcão, controlador-geral do Município de São Paulo; Jonhy Milson Oliveira Martins, controlador-geral do Município de Porto Velho (RO); e Elton Dione de Souza, controlador-geral do Município de Campo Grande (MS). Com a ida de Mayara Bandeira para a vice-presidência de Governança, a composição do Conselho Fiscal ganhou o reforço de Silvana Maria Lisboa, da Secretaria de Estado da Transparência e Controle de Sergipe (SETC/SE), que assume sua cadeira de suplente na instituição.

Além das mudanças

A programação da 55ª RTC também trouxe exposições técnicas de especialistas renomados. Entre elas, o professor Mário Spinelli, da FGV, abordou a assimetria nas multas aplicadas a empresas corruptoras com base na Lei Anticorrupção; Sérgio Filgueiras (CGU) apresentou o guia Práticas Sustentáveis para Empresas Privadas, fruto da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA); e a secretária de Integridade Pública da CGU, Patricia Álvares, discutiu o novo ciclo do programa Time Brasil. Ainda no período da manhã, a secretária executiva da CGU, Eveline Martins Brito, destacou perspectivas e avanços do controle interno governamental, reforçando a importância da integridade e da transparência na atuação pública.

Na parte da tarde, os debates se voltaram para a prática da gestão por competência, apresentada pela Controladoria-Geral do Estado de Goiás, e para o papel do auditor interno como conselheiro confiável. A pauta técnica contemplou ainda a maturidade em inteligência artificial e o inventário de projetos desenvolvidos pelo colegiado, a criação de um Conselho Consultivo com ex-dirigentes do Conaci, além de discussões sobre entendimentos relacionados à LGPD e a distribuição de nota técnica sobre o tema. O encontro também abriu espaço para o intercâmbio internacional, com o informe da vice-presidência sobre a viagem institucional a Moçambique e a construção de novas parcerias estratégicas

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.