Reduções de pendências chegaram a 25% no mês de setembro

A Controladoria Geral do Estado do Mato Grosso emitiu esta semana um novo relatório do sistema de monitoramento CGE Alerta. No mês de setembro foram emitidos 5.247 alertas de inconsistências, uma redução de 16% referente ao mês anterior. Das sete categorias monitoradas a que teve maior redução foi a adiantamento sem prestação de contas com 25%, seguida por abandono de cargo com 24,2%, férias acumuladas 21%, diárias sem prestação de contas 14% e licença maior que 24 meses com 9,7%.

A análise realizada pela Unidade de Inteligência da CGE abrange os dados desde que o sistema CGE Alerta foi implementado em fevereiro deste ano, totalizando 27.230 alertas, com destaque maior para o mês de setembro. As únicas categorias que não tiveram redução foram convênios vencidos, que aumentou 14,1% e inassiduidade habitual, que se manteve estável.

O “CGE Alerta” é uma ferramenta de monitoramento e correção de inconsistências nos órgãos e entidades estaduais que cruza dados provenientes de diversos sistemas corporativos com intuito de identificar situações incomuns que demandem ações corretivas do gestor do órgão.

Quando identifica problemas, envia alertas por e-mail aos gestores, sugerindo ações corretivas. O sistema visa modernizar o controle interno, garantindo agilidade e eficiência na correção de inconsistências e melhorando os serviços públicos.

Desde sua implementação, o CGE Alerta tem sido crucial para melhorar a transparência e eficiência na administração pública. Ele analisa dados do Poder Executivo Estadual para identificar desvios em tempo real, permitindo correções rápidas.

O relatório evidencia o compromisso da CGE com a melhoria contínua e a integridade na gestão pública. Além disso, compara o desempenho do órgão com outros na administração estadual, destacando pontos fortes e áreas de melhoria. Essa análise comparativa ajuda a elevar os padrões de conformidade e eficiência no Poder Executivo Estadual.

Para o secretário adjunto Executivo de Ações Estratégicas da CGE, Jose Alves, o CGE Alerta tem se mostrado uma ferramenta indispensável para o aprimoramento da transparência e da eficiência na administração pública. “Através da análise minuciosa dos dados extraídos dos sistemas do governo, o CGE Alerta tem a capacidade de identificar desvios de conformidade em tempo real, promovendo a correção rápida e eficaz de procedimentos administrativos”, disse.

Fonte

CGE-MT