Realizada Convenção de Comunicação Interna da CGE-MS: “visão disruptiva”, diz participante

Iniciativa é pioneira para a comunicação interna em órgãos do Estado.

A primeira edição da Convenção de Comunicação Interna (Comint) da Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul (CGE-MS), realizada na última terça-feira (7), no Living Lab Sebrae, teve como foco a inserção de dinâmicas que fortalecem os quesitos comunicacionais no cotidiano do servidor. A Instituição, que objetiva melhor atender à sociedade através dos serviços prestados direta e indiretamente, há pouco mais de dois meses passou a ter visão comunicacional implementada em seu escopo.

Segundo o controlador-geral do Estado de MS, Carlos Eduardo Girão de Arruda, o evento pode ser entendido como estratégico. “É um momento importante para conhecermos os resultados advindos de análises internas da área da comunicação, além de ser uma oportunidade de congraçamento e autoconhecimento bem interessante. Sem dúvida, a realização contribuiu para a geração de frutos para a equipe”, destacou.

Pioneira, a iniciativa é resultado dos trabalhos das assessorias de Comunicação e Marketing, que atuam no âmbito da Assessoria de Governança e Comunicação (AGC) da CGE-MS. “O evento foi extraordinário, bem organizado. Eu diria que pode ser percebido como de visão disruptiva, pois foi diferente do que nós entendemos como um encontro entre os servidores ou uma reunião de trabalho”, apontou o chefe da AGC, Juris Jankauskis Junior.

O conteúdo da Comint foi pautado no que há de mais estratégico em comunicação interna, de acordo com o contexto da Controladoria. Para a jornalista e assessora de comunicação da CGE-MS, Thaís Firmino, a iniciativa foi pensada com foco na implantação de visão comunicacional, já que o objetivo é aproximar o servidor da perspectiva de que a comunicação interna não é apenas um componente de processos, mas se consolida como fundamental e central para o êxito de qualquer instituição.

“O mote da gestão deve ser a satisfação de seu cliente que, no caso da administração pública, é o cidadão. Por isso, a comunicação precisa estar fortalecida internamente para que o comunicar externamente seja sólido e coerente com a realidade institucional. A prova de que estamos no caminho certo é que, para a honra e glória de Deus, em pouco mais de dois meses conseguimos ampliar exponencialmente o alcance dos canais de comunicação da CGE-MS com seus diferentes públicos. Para ilustrar, vou citar apenas dois exemplos: a média de acessos à notícias no site institucional subiu de 2.65 para 73.71; e no canal do Youtube, além de dobrarmos o número de visualizações em relação a todo o ano de 2023, triplicamos o tempo de exibição em horas e conquistamos seis vezes mais inscrições. Isso motiva o time da CGE-MS”, explicou Firmino.

Outro ponto de destaque na Convenção foi a ênfase em ações comunicacionais que, além de possibilitarem o desenvolvimento de um bom ambiente de trabalho para os servidores, agregam valor aos mecanismos de comunicação utilizados com os cidadãos. “Para o sucesso institucional, a comunicação precisa ser exercitada em suas mais variadas vertentes e de forma constante. Por isso, o planejamento que as novas assessorias de Comunicação e Marketing da CGE-MS desenvolveram, há pouco mais de dois meses, não permite que as ações se sobreponham às estratégias. Isso fica mais claro, por exemplo, quando são consideradas as práticas de endomarketing que foram admitidas a partir das especificidades da Instituição”, afirmou a jornalista e assessora de marketing da CGE-MS, Thaiane Firmino.

Ela acrescentou ainda que, tendo em vista o cerne do trabalho que está sendo desenvolvido nas esferas da Comunicação e do Marketing, mesmo com a ciência do tamanho do desafio, sobretudo em razão da indisponibilidade de orçamento para o evento, a aposta foi realizar a 1ª edição da Comint já no primeiro semestre de 2024. “Graças a Deus, a entrega foi feita com qualidade. Além de palestras, durante o evento – que não contou com recursos públicos -, os participantes desfrutaram de apresentação musical, degustação de sucos integrais e atividades de interação”, finalizou.

A programação contou, também, com uma visita guiada no laboratório de inovação do Sebrae. “Eu gostei muito. A equipe está de parabéns por ter apresentado informações que eu não iria saber se não viesse ao evento. Também pelo excelente trabalho que estão desenvolvendo na Controladoria para comunicar com eficiência os resultados que entregamos”, disse o auditor de Estado, Afonso Basso.

Segundo a chefe seccional da CGE-MS, atuante na Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos de MS (Agesul), Cínthia Regina Carli, a comunicação é fator central para o desenvolvimento das atividades na Controladoria. “Super adorei o evento. Pudemos perceber como a comunicação é importante para maximizarmos resultados e como através dela podemos aprimorar a percepção que a sociedade tem de nós, principalmente a partir dos nossos focos, que são a integridade e a ética”, pontuou.

Fonte:

Thaiane Firmino, Comunicação CGE-MS
Foto: Thaiane Firmino