CGE capacita auditores para a análise de grandes volumes de dados

Ligiani Silveira | CGE-MT

 
Auditores da Controladoria Geral do Estado de Mato Grosso (CGE-MT) participaram, na última semana, de um curso sobre Ciência de Dados com foco na linguagem de programação Python. O objetivo foi aprimorar a manipulação e análise de grandes volumes de dados, um desafio crescente na área de auditoria, para otimizar a percepção de achados de auditoria e  a quantificação de riscos.

O curso, que se estendeu por cinco dias, abordou tanto os conceitos teóricos fundamentais em Ciência de Dados e Python, quanto a lógica de programação, estatística e, principalmente, a aplicação prática na manipulação e análise de dados. Durante o treinamento, os auditores tiveram a oportunidade de aprofundar seu entendimento sobre a importância da coleta, limpeza e organização de dados, bem como a aplicação de algoritmos de análise estatística.

 
Para o instrutor da capacitação, o auditor Fernando Vieira, dominar a ciência de dados é importante para o trabalho de auditoria interna, principalmente para a análise de políticas públicas com base em evidências.  “Com o crescimento da complexidade dos dados que exploramos, aprender a utilizar Python para análises se tornou uma necessidade. Não se trata-se de decorar códigos e fórmulas, mas de compreender como analisar a informação de maneira profunda e significativa”, afirmou.

Os auditores que participaram do curso demonstraram entusiasmo com o curso e a oportunidade de adquirir novas habilidades. Fabiano Ferreira Leite, um dos participantes, ressaltou a importância de dominar ferramentas de análise de dados em sua rotina de trabalho. “A lógica do sistema nos dá condições de analisar mais profundamente um grande volume de dados com mais facilidade, trazendo eficiência e ganho de tempo ao processo, agilidade e clareza às análises de dados, algo que ferramentas tradicionais, como o Excel, não poderiam nos fornecer”, destacou.

Os principais recursos de utilização do Python para análise de dados são a disponibilidade de uma ampla variedade de bibliotecas especializadas que facilitam a análise estatística e a geração de gráficos. “A ferramenta tem comandos que permitem transformar os dados em informação, produzir gráficos e representações que facilitam melhor a explanação do dado”, comentou o auditor Fabiano.

A capacitação interna foi realizada como parte do “Programa CGE ORIENTA – Estado Íntegro e Eficaz”, que oferece treinamentos para os servidores estaduais de fora e de dentro da CGE sobre procedimentos administrativos e novas tecnologias, por exemplo. 


Assessoria de Comunicação

Ligiani Silveira | Jornalista responsável
Angeilton Alencar | Publicitário

(65) 613-4017 | (65) 99982-0209