Auditores da CGE-MT alinham elaboração da matriz de responsabilização

Documento é produzido por equipes de auditoria sempre que houver recomendação de apuração de responsabilidades para os problemas identificados no trabalho

Equipes de auditoria, de corregedoria e de articulação institucional da Controladoria Geral do Estado (CGE-MT) se reuniram nesta quinta-feira (18.05) para alinhar a elaboração da matriz de responsabilização, documento que contém a identificação de agentes públicos e pessoas jurídicas responsáveis por cada irregularidade eventualmente apurada em uma auditoria.

A matriz é produzida por equipes de auditoria da CGE sempre que houver recomendação de apuração de responsabilidades para os problemas identificados no trabalho.

O documento é encaminhado às equipes de corregedoria do órgão para analisar se os fatos possuem indícios de autoria e materialidade suficientes para a instauração de procedimentos administrativos correcionais.

Portanto, a matriz deve ser a mais precisa possível, definindo claramente quem são os responsáveis por cada achado de auditoria, e estar acompanhada de evidências que fundamentem e comprovem os achados para possibilitar uma investigação ágil e consistente de responsabilidades.

“A elaboração de uma matriz de responsabilização em relatórios de auditoria é de extrema importância para as atividades de apuração da corregedoria. A matriz de responsabilização proporciona uma base sólida para que a corregedoria possa investigar e atribuir responsabilidades de maneira eficiente e eficaz”, observa a superintendente de Análise Correcional da CGE-MT, Leliane Ferreira Silva Santana.

O alinhamento sobre os procedimentos para a elaboração da matriz de responsabilização pela auditoria e para o compartilhamento do documento com a corregedoria integra compromisso da CGE de promover o aprimoramento contínuo de sua atuação, visando à eficiência e profissionalização do órgão.

Fonte:

CGE-MT