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Controladoria-Geral do Estado do Tocantins trata mais de 2,8 mil manifestações no primeiro semestre deste ano
O quantitativo é 22% superior ao mesmo período do ano passado, o que demonstra uma maior participação dos usuários e das usuárias
A Controladoria-Geral do Estado do Tocantins (CGE-TO) recepcionou e tratou no primeiro semestre deste ano um total de 2.864 manifestações de usuários e usuárias dos serviços administrados pela gestão estadual. Desse total, 2.385 já tiveram tratamento concluído, ou seja, 83% das demandas recebidas.
Quanto ao restante, 17%, referem-se, por exemplo, àquelas cujo tratamento está em andamento, ou ainda por terem sido recentemente cadastradas. Em outros casos, há a necessidade de complementação de dados por parte dos usuários e usuárias. Soma-se também ao quantitativo, aquelas que, por exemplo, foram arquivadas por motivo de inconsistência das informações prestadas.
Os números também revelam que houve um aumento total de 605 manifestações em relação ao mesmo período de 2021. O número representa um percentual de aumento de 22% em relação ao período de 1º de janeiro a 30 de junho daquele período.
Aprimoramento
Os dados foram contabilizados pela Ouvidoria-Geral do Estado, unidade administrativa da CGE-TO. A ouvidora-geral, Josefa de Oliveira Machado, mais conhecida como Graça, ressalta que a ampliação e o aprimoramento das ferramentas de ouvidoria contribuíram para esse crescimento.
“Esse resultado é reflexo da integração da plataforma Fala.BR com o Serviço de Informação ao Cidadão, ainda no ano passado e, sobretudo, da possibilidade de manifestação por múltiplos canais, que vêm sendo continuamente melhorados pela CGE”, destaca a ouvidora-geral.
O gestor da pasta, Senivan Almeida de Arruda, observa que cidadãos e cidadãs participam efetivamente da gestão ao se manifestar por meio dos canais de ouvidoria. “A manifestação é um mecanismo de controle social, e é por meio dela que usuários e usuárias melhor dialogam com a gestão e contribuem para o aprimoramento de políticas públicas”, reforça o secretário-chefe.
Dados
Os dados referentes aos quantitativos e tipos de manifestações, bem como os canais pelos quais foram registradas, podem ser acompanhados pelo Painel de Monitoramento da Ouvidoria. A ferramenta criada há seis meses está disponível pelo seguinte endereço https://infogram.com/painel-
Além disso, está acessível no site do órgão, o Guia de Acesso à Ouvidoria. O material disponibiliza informações e orientações sobre o papel do serviço de ouvidoria na efetivação de direitos dos usuários e das usuárias dos serviços públicos. O arquivo pode ser acessado por meio do link https://central.to.gov.br/
Canais
As manifestações de Ouvidoria (elogio, sugestão, solicitação, denúncia e reclamação) e os pedidos de acesso à informação podem ser feitos através da Plataforma Fala.BR no link https://falabr.cgu.gov.br/
Durante o horário de expediente, de segunda sexta-feira, das 8h às 14h, a Ouvidoria-Geral do Estado atende por meio do número 63 99920-0403 que está disponível para chamadas e mensagens via WhatsApp. Por telefone, as manifestações são recebidas gratuitamente pelo número 162, que está disponível exclusivamente para ligações efetuadas no Estado do Tocantins; e pelo contato 63.3218-2573 para chamadas realizadas a partir de outros estados, sendo que a ligação neste caso gera custo ao usuário.
O atendimento também acontece de forma presencial, durante o horário de expediente, na sede da CGE-TO, localizada na Praça dos Girassóis, em Palmas. Outro canal de atendimento é o e-mail ouvidoriageral@controladoria.
Fonte:
CGE-TO