CGE Tocantins oferta capacitação em suprimento de fundos a servidores da Cidadania e Justiça

A capacitação aconteceu ontem, 3, por meio da plataforma Google Meet, com certificação pela Unidade Certificadora do Estado do Tocantins (Unicet)

O curso “Suprimento de Fundos”, da grade de capacitações ofertadas pela Controladoria-Geral do Estado do Tocantins (CGE-TO), foi realizado ontem, 3, para servidores e servidoras lotados na Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju).

A capacitação foi ofertada por meio da plataforma Google Meet, com certificação pela Unidade Certificadora do Estado do Tocantins (Unicet), administrada pela Secretaria da Administração (Secad).

“Por meio do curso, os servidores envolvidos nos processos de despesas enquadrados como suprimento de fundos, receberam orientação quanto às regras de concessão, aplicação e prestação de contas dos recursos recebidos”, explicou a instrutora, Elaine Cristina Zanetti Avelino, gerente de Orientações e Normas da CGE-TO. A instrutora contou com a contribuição do contador João Batista Portes Júnior, da equipe da CGE-TO, na realização da formação.

Na ocasião, foram tratados temas como, legislação aplicável ao adiantamento; procedimentos contábeis na classificação da despesa; prazos; valores; análise da prestação de contas e baixa de responsabilidade.

A assistente especializada da Seciju, Jeovanna Santana Aguiar, uma das participantes do curso, considera que a formação é uma importante ferramenta de melhoria dos processos de trabalho. “Foi importante por demonstrar como funciona a questão do suprimento de fundos para todos os envolvidos no processo, o que é necessário por tratar de demandas que necessitam de mais agilidade, controle e modernidade”, destacou.

Formação continuada

O secretário-chefe da CGE-TO, Senivan Almeida de Arruda, ressalta a importância de se promover a formação continuada para aprimorar a qualidade dos serviços públicos. “A contínua formação, capacitação e aprimoramento de servidores promovidos pelo Governo do Tocantins, por intermédio da CGE, trazem maior eficiência e eficácia nos processos de trabalho o que, com a certificação, confere garantias e maior incentivo funcional aos servidores e servidoras”, frisou o gestor. 

Suprimento de fundos

 O suprimento de fundos, também denominado de regime de adiantamento, consiste na entrega de numerário a servidor público para a realização de despesa que, por sua natureza e excepcionalidade, não possa ser executada através do procedimento normal de processamento. O processo é feito a critério e sob a responsabilidade do ordenador de despesas, com prazo certo para aplicação e comprovação dos gastos.

Fonte:

Gabriela Glória/Governo do Tocantins