CGE-MT vai modernizar o sistema eletrônico de produção de relatórios

Sistema de Controle Interno terá interface amigável e intuitiva, com funcionalidades que atendam às necessidades dos auditores

Auditores da Controladoria Geral do Estado (CGE-MT) contarão, em breve, com um novo e moderno Sistema de Controle Interno (SCI) para a gestão de suas atividades e elaboração de produtos (relatórios, orientações técnicas, pareceres etc). O desenvolvimento está a cargo de uma fábrica de software, sob consultoria de um grupo de trabalho formado por 15 auditores do órgão.

A ideia é desenvolver a ferramenta em uma linguagem de programação mais moderna, para possibilitar a criação de interface atualizada, amigável e intuitiva, com funcionalidades que atendam às necessidades dos auditores usuários da plataforma.

“O objetivo é modernizar a ferramenta ao criar painéis de gestão para facilitar o acompanhamento das ordens de serviços pelas chefias e atualizar o editor de texto nos moldes do Word, por exemplo”, pontuou o superintendente de Inteligência da CGE-MT, Aprígio Guilherme Miranda de Freitas, coordenador do grupo de trabalho.

O projeto, com os requisitos iniciais para desenvolvimento do novo sistema, foi produzido pela Superintendência de Inteligência da CGE-MT, decorrente da interação com os usuários. “Trata-se de uma solução pensada para atender às expectativas dos auditores. Solução que terá não somente uma cara nova, mas uma melhor usabilidade”, destaca o auditor Márcio Costa, também integrante do grupo de trabalho.

Sobre o SCI

O atual SCI foi desenvolvido há 10 anos, numa parceria entre a Empresa Mato-Grossense de Tecnologia da Informação (MTI) e a CGE-MT. A iniciativa foi um divisor de águas na gestão dos produtos de auditoria porque o software passou a concentrar as informações de todo o ciclo de auditoria interna (planejamento, execução, elaboração dos produtos e monitoramento das providências recomendadas aos órgãos/entidades estaduais) e níveis de aprovação interna dos trabalhos.

Foi a largada para a padronização dos produtos, garantia de memória de produção e uma maior integração entre as equipes, já que os auditores podem aproveitar dados, informações e análises cadastrados no sistema para o levantamento de outras situações, de forma a evitar a sobreposição de ações e a otimizar as atividades.

Como a tecnologia avança a passos largos, chegou a hora de modernizar a ferramenta de acordo com a atual metodologia de atuação da CGE, baseada no Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM), desenvolvido pelo Instituto dos Auditores Internos (IIA), com apoio do Banco Mundial. A ação está prevista no planejamento estratégico da CGE para o período 2020-2024.

A previsão é que uma primeira versão do novo SCI seja disponibilizada para uso em setembro/2022. O trabalho inclui o desenvolvimento do sistema e a migração de conteúdo do atual para o novo SCI.

Fonte:

Juliene Leite
Técnica de Desenvolvimento Econômico e Social
Assessoria de Comunicação – CGE-MT
(65) 3613-4017