CGE Tocantins e Controladoria-Geral do Distrito Federal dialogam sobre programas de integridade

O assunto foi pauta de reunião entre membros do Comitê de Governança, Integridade e Riscos da Controladoria-Geral do Estado do Tocantins e representantes da Controladoria-Geral do DF

Membros do Comitê de Governança, Integridade e Riscos (CGIR) da Controladoria-Geral do Estado do Tocantins (CGE-TO) participaram de conferência on-line na tarde dessa segunda-feira, 7, com representantes da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF).

 

A reunião foi motivada por iniciativa da CGE Tocantins, que busca nas boas práticas de gestão do CGDF, referências para o Comitê, criado no último mês de janeiro. A instância está em fase de estruturação, cuja atuação está voltada à institucionalização de medidas adequadas de governança, integridade, gestão de riscos e controle.

 

Na reunião, dialogaram com os membros do Comitê, a subcontroladora interina de Governança e Compliance da CGDF, Grice Barbosa Pinto de Araújo e o coordenador de Auditoria de Riscos e Integridade do órgão do Distrito Federal, Robson Lopes da Gama Júnior. Os gestores apresentaram à equipe da CGE Tocantins um panorama sobre a governança e a integridade na CGDF, bem como os caminhos que têm trilhado para atingir as ações, a implantação dos programas de integridade e também sobre as ferramentas que subsidiam este trabalho.

 

O encontro também marcou o início de uma conversação entre ambos os órgãos para a celebração de um termo de cooperação técnica, onde a CGDF colaborará com os processos de implementação dos programas de integridade e de gestão de risco, apoiando assim as ações do Comitê da CGE Tocantins.

 

A coordenadora do CGIR, Simone Pereira Brito, ressaltou na ocasião que a parceria vai colaborar não apenas com a Controladoria, mas de um modo geral com todos os órgãos e entidades do Governo do Tocantins. “O governador Wanderlei Barbosa publicou na última semana o decreto que instituiu a Política Estadual de Governança Pública e Compliance [decreto estadual n° 6.395] e o secretário-chefe da CGE, Senivan Almeida de Arruda, já está preparando a equipe para contribuir com as demais pastas na efetivação da política de governança, especialmente no que se refere à criação dos respectivos comitês e dos programas de integridade”, concluiu Brito.

 

Fonte:

Assessoria de Comunicação CGE-TO