CGM-Fortaleza forma as primeiras turmas de “Agentes de Controle de Interno”

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Município de Fortaleza (CGM) qualifica a estrutura de controle interno da gestão municipal com a conclusão das duas primeiras turmas do curso "Mecanismos de Controle Interno na PMF", encerrado na quinta-feira (16/12). O processo desenvolvido em parceria com a Escola de Governo do Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos, teve início em setembro, e reuniu aproximadamente 100 servidores, representando secretarias e órgãos municipais.
 

Durante o curso dividido em dez módulos, na modalidade EAD, foi apresentada a metodologia e o planejamento das atividades de Controle Interno no âmbito municipal, conforme Decreto Municipal n° 14.972/2021, bem como as atribuições da Rede, que tem como objetivo disseminar saberes e experiências relacionadas a Controle Interno Governamental. A capacitação está inserida no Projeto Incubadora de Controle Interno e Escola de Controle Interno que é uma iniciativa da atual gestão com o propósito de orientar os gestores. No ambiente virtual de aprendizagem da Prefeitura Municipal de Fortaleza, era disponibilizado o material didático e vídeo aulas.
 

A secretária chefe da CGM, Christina Machado, ressaltou a importância da formação desses profissionais que atuam na área de controle. "Ao qualificar os agentes de controle interno, fornecemos aos gestores, uma estrutura para auxiliar no gerenciamento dos processos, com uma base de dados segura, fornecendo análises, apreciações, recomendações para a tomada de decisão, de maneira a estimular a governança, assegurando assim um controle efetivo", ressaltou Christina.
 

A gerente da célula de Gestão de Regularidade, Lilian Castelo, destacou o conteúdo apresentado durante o curso. "O curso com duração de 82h, abordou conteúdos relacionados à LGPD, Programa de Integridade, Serviço de informação ao cidadão, processo de prestação de contas de gestão, gestão de contratos e parcerias, painel de indicadores de controle interno, processo auditorial, atividade correcional, ouvidoria, além de apresentar a estrutura da CGM, da Rede de Ouvidores Municipal e do Relatório de Controle Interno. Através dessa ação, pretendemos alinhar o conhecimento técnico e qualificar o trabalho a ser desenvolvido por essas áreas", informou Lilian.

 

Fonte:

CGM-Fortaleza