Mato Grosso: CGE doa mais de 15 mil folhas de papel para reciclagem

Esta foi a sétima doação de papel reciclável produzido na CGE como parte do Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P).

A Controladoria-Geral do Estado (CGE-MT) doou, na última segunda-feira (27.05), 15 mil folhas de papel reciclável, cerca de 30 resmas, à Associação Paz e Bem, sediada no bairro Parque Residencial Tropical Villa, em Cuiabá (MT). A Associação Paz e Bem promove a venda do material e, com o dinheiro, adquire cadeiras de roda, andadores, muletas e outros equipamentos para viabilizar a locomoção de pessoas com deficiência, no chamado Projeto “Mão na Roda”.

Esta foi a sétima doação de papel reciclável produzido na CGE como parte do Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). A entrega do material é feita de forma solidária, a fim de contribuir com projetos sociais. 

As doações estão sendo possíveis pelo esforço dos servidores da Controladoria e das Setoriais instaladas no prédio (AGSUS, Unisecor da Politec e da Seduc), que têm abraçado a causa e demonstrado empenho em depositar os papeis nos pontos de coleta. 

“Precisamos cada vez mais que os setores se organizem para a coleta do papel a reciclar e a reutilizar”, ressalta o coordenador da Comissão Gestora do Programa A3P na CGE, Marino Koch.

Desde 2016, quando foram iniciadas as ações do Programa A3P no órgão, como resultado de termo de cooperação firmado com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), a Controladoria já efetuou a doação de mais de 1.000 quilos de papeis, jornais, papelão, revistas e outros impressos a cooperativas e associações.

Uso racional

Além dos benefícios sociais, outra perspectiva da questão é o benefício ambiental decorrente da reciclagem e da reutilização de papel. Entretanto, não é possível reciclar o papel infinitas vezes. A resistência das fibras se perde, assim como as características que determinam o tipo de papel.

Por isso, nesse contexto, o coordenador da Comissão Gestora do Programa A3P na CGE salienta que o desafio também é incentivar o consumo responsável de papel, em prol do meio ambiente e da redução de despesas públicas. “A ideia é reduzir o uso de papel. Imprimir somente o necessário. Precisamos desenvolver o hábito de usar o pen drive e o e-mail nas atividades laborais”, destaca.

Ecopontos

Além dos papeis, a CGE faz a coleta seletiva de pilhas, baterias (de telefonia), medicamentos vencidos e embalagens vazias de remédios para o descarte ambientalmente correto. Os pontos de coleta são fixos no prédio da Controladoria, no Centro Político Administrativo, em Cuiabá.

Fonte:

Ligiani Silveira

Assessora de Comunicação

(65) 3613-4017/99982-0209